i

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Publicados editais para cursos técnicos, superiores e de pós-graduação

IFRN oferece, de uma só vez, 2.955 vagas para alunos em 2010

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) acaba de lançar cinco editais que contemplam 2.955 vagas em cinco modalidades de ensino: cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos integrados para jovens e adultos (EJA), cursos técnicos subsequentes (pós-médio), cursos superiores de graduação e cursos superiores de pós-graduação.

As vagas são destinadas para ingresso em 2010, em todos os campi do IFRN. Aliás, somadas às 898 vagas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProItec), cujo edital foi publicado em julho, e às 365 vagas de licenciaturas do PAR (MEC), o total de vagas para o Instituto Federal chega a 4.218.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, as inscrições para os cursos superiores serão feitas pela internet no período de 10 a 20 de novembro, e dos cursos técnicos e de pós-graduação, entre 23 de novembro e 4 de dezembro.

Para concorrer é preciso pagar a taxa de inscrição que custa R$ 20 e deve ser paga até o dia 7 de dezembro. O candidato pode solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Basta preencher um requerimento no setor de protocolo do campus para o qual concorre à vaga, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Os resultados dos exames de seleção dos cursos técnicos estão previstos para 15 de janeiro. Os cursos superiores de pós-graduação estão previstos para 19 de janeiro e os cursos superiores de graduação, em 19 de fevereiro.

Cursos Técnicos Integrados

Para concorrer a uma das 898 vagas para os cursos técnicos integrados é necessário que o aluno tenha concluído, ou esteja concluindo o ensino fundamental em qualquer escola: pública, privada ou filantrópica.

As provas serão aplicadas no dia 20 de dezembro, pela manhã, das 8h às 11h, nas cidades onde o candidato concorre à vaga. Serão 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Integrados 2010

Cursos Técnicos Integrados - PROEJA

Destinado a alunos com certificado de conclusão do ensino fundamental e que tenham (na data da inscrição) 18 anos de idade, o IFRN também lançou edital para preencher 416 vagas para os cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas serão aplicadas no dia 20 de dezembro, à tarde, das 14h às 17h, nas cidades onde o candidato concorre à vaga. Neste exame também serão 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Integrados PROEJA 2010

Cursos Técnicos Subsequentes

Quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio regular e deseja fazer um curso técnico no IFRN pode concorrer a uma das 978 vagas dos cursos técnicos subsequentes em 2010. Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos que tenham estudado, a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas da rede pública de ensino.

As provas vão ser aplicadas no dia 20 de dezembro, à tarde, das 14h às 17h, e vão conter 20 questões de português e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Subsequentes 2010

Cursos Superiores de Graduação

Ao todo são 218 vagas para os cursos superiores de tecnologia e 365 para as licenciaturas. O processo seletivo para ingressar numa das vagas será feito através do uso das notas obtidas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2009, cujas provas acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro e serão aplicadas pelo Ministério da Educação.

Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos que possuam histórico escolar integral a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas da rede pública.

A novidade deste edital é para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores. Das vagas estipuladas no edital para cada um destes dois cursos, dez são destinadas aos candidatos que utilizarem o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, ou seja, podem ser preenchidas por estudantes de todo o país.

Edital para Cursos Superiores de Graduação 2010

Cursos Superiores de Pós-Graduação

As 80 vagas para especializações nos campi Santa Cruz e Macau estarão abertas exclusivamente a professores que efetivamente estejam atuando na educação básica e que possuam diploma de curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento.

Cinquenta por cento das vagas são destinadas a professores que estejam em efetivo exercício, sem afastamento, nas escolas da rede pública de ensino.

A entrega da documentação será feita no período de 15 a 17 de dezembro de 2009, dias úteis, no campus do IFRN para o qual o concorrente fez a inscrição. O preenchimento das vagas, por campus e curso, será feito através de processo classificatório, e realizado por meio da análise de curriculum acadêmico e da carta de intenção dos candidatos inscritos.

Edital para Cursos Superiores de Pós-Graduação 2010

Para saber mais sobre estes e outros exames de seleção, acesse Processos Seletivos.

I Encontro de Estudos Sociais acontece em novembro

Evento ocorre nos dias 5 e 6

Palestras, minicursos, apresentações culturais, pôsteres e comunicações acontecerão ao longo do I Encontro de Estudos Sociais do Campus Ipanguaçu. O evento busca promover na comunidade acadêmica reflexões interdisciplinares em torno da sociedade de consumo. Toda a comunidade do IFRN está convidada para se unir aos alunos e servidores do campus no intuito de discutir sobre práticas de consumo.


"A temática do 'consumo' não deve ser confundida com o tema 'consumismo'", alerta a professora e socióloga Anna Paola Oliveira, coordenadora do evento. "Para entender melhor esta afirmação, nada como participar conosco desse momento de análise social".

Inscrições aqui.


R$ 9 bilhões a menos nos cofres municípais...



Com a queda do FPM 105 das 167 prefeituras do RN estão em situação delicada.

105 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão mergulhados em uma crise histórica. Hoje, no Dia Nacional em Defesa dos Municípios, as prefeituras estão mobilizadas para cobrar providências do Governo Federal, que cortou impostos e reduziu os repasses do fundo de participação dos municípios.

GRANDE MUTIRÃO DA SAÚDE




A Secretaria de Saúde realiza um grade mutirão da saúde de Ipanguaçu que esta se mobilizar hoje dia 23 de outubro, e o mutirão estará no conjunto habitacional Bairro Presidente Lula.


O mutirão tem inicio as 7h00min no posto de saúde da comunidade e vai até as 13:00hs .

Cemitério Público de Ipanguaçu esta sendo pré reformado.


A Secretaria Municipal de obras e serviços urbanos esta recuperando o Cemitério Público da cidade de Ipanguaçu e dos municípios de Arapuá e Angélica. E ressalta que muitos serviços estão agendados para serem realizados com o objetivo de beneficiar toda a população.

É... para o dia de finados da pra dizer que esta tudo lindo, mais é preciso mais, o cemitério público falta espaço, ilunimação e extrutura suficiente para a melhoria do local.
É preciso mesmo que esteja agendado obras para beneficiar a população.



SECRETARIA DE AGRICULTURA PROVIDÊNCIA MEDIÇÃO DE TODAS AS ÁREAS DE VAZANTES DO AÇUDE PATAXÓ


• A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte está providenciando a Medição de todas as áreas de vazantes do Açude Pataxó, visando a regularização dessas áreas, para que, futuramente os Pequenos Produtores Rurais que, possam ter oportunidade de acessar recursos do credito rural através do PRONAF e evitar futuros conflitos com proprietários que ficam situados à montante daquele reservatório.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons