i

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FALTAM APENAS 3O DIAS PARA A COMEMORAÇÃO DOS 61 ANOS DE IPANGUAÇU


Faltam apenas 720 horas = 30 dias para os 61 anos de emancipação política de Ipanguaçu
Você que é Ipanguaçuensse ou visitante prepare-se para os festejos 61 anos de muitas histórias.

Venha festejar conosco essa FESTA!



CADA DIA SERÁ POSTADO UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA.

  • ORIGEM

Seu primeiro nome, SACRAMENTO, provém de uma fazenda de gado de propriedade, naépoca, do Cel. Antonio da Rocha Pita e que em 1845 foi vendida a Manoel de Melo Montenegro.
Segundo os moradores mais antigos, a origem do nome Sacramento deu-se em conseqüência de um acidente ocorrido na referida fazenda, no atual Bairro Maria Romana.

Certa vez um vaqueiro campeando uma novilha em seu cavalo, caiu acidentalmente por sobre uma estaca que lhe furou o pescoço. Quis Deus que naquele momento passasse um padre vindo da cidade de Macau e que ao deparar com tamanha tragédia, vendo o vaqueiro agonizante, deu-lhe o sacramento da extrema-unção. Aos presentes o padre perguntou o nome daquele lugar, tendo como resposta tratar-se de uma fazenda de gado. Naquele momento, o sacerdote declarou que aquele lugar passaria a se chamar Sacramento. Esta terra que anos depois com a chegada do Cel. Ovídio Montenegro passou a ser vila, povoado e distrito foi, segundo seus ancestrais, habitada pelos índios das tribos janduís e potiguares.

Seu nome atual – IPANGUAÇU foi escolhido pelo historiador Nestor dos Santos Lima, que atendendo ao pedido do Sr. Manuel de Melo Montenegro deu o nome à nova cidade. “Este, em resposta ao mesmo, disse:” Major, o seu Sacramento é uma grande ilha, que em tupi guarani significa Ipanguaçu. IPAN = ilha + GUAÇU = grande” Este era também o nome de um pajé, chefe das tribos janduís, com muito prestígio junto aos colonizadores, e que colaborou com a fixação dos portugueses nos fins do século XVI

A cidade é cercada por dois rios, o Piranhas ou Açu e Pataxó, que em seu trajeto natural, brindou-nos com esta maravilhosa e hospitaleira ilha.
 

HOJE FORAM ABERTAS AS VAGAS PARA CURSOS DO IFRN


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou sete editais de vagas para alunos a serem preenchidas em 2009.2 e 2010.1.  Ao todo são 3.665  nas seguintes modalidades:
  • Cursos técnicos integrados ao ensino médio *
  • Cursos técnicos integrados para jovens e adultos *
  • Cursos técnicos subsequentes*
  • Cursos superiores de graduação
  • Cursos superiores de pós-graduação*
  • Cursos superiores de pós-graduação em educação profissional integrada à educação básica - EJA  - vagas para o segundo semestre de 2009
  • Cursos superiores de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Plataforma Freire

Inscrição (de 23/11 a 04/12/2009)

 Confira os formulários de inscrições para os cursos do IFRN:


Encontro reúne conselheiros e articuladores do Selo Unicef

A edição 2009-2012 do Selo Unicef - Município Aprovado vai contar com a participação de 165 cidades do Rio Grande do Norte. O prazo para adesão terminou no último dia 13 e o RN repetiu o feito de 2008, quando o mesmo número de prefeituras participou da certificação.

Dando início às atividades, nesta segunda-feira (23), os articuladores do projeto em cada município terão oportunidade de conhecer com detalhes a metodologia desta nova edição através do I Encontro de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo.

O evento vai acontecer no Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, Natal, das 8h às 13h e contará com a participação do secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Gercino Saraiva Maia.

Durante o evento será apresentada e entregue a metodologia do Selo Unicef, discutido o papel do articulador e a proposta de criação da comissão municipal pró-Selo, a ser formada por uma equipe de técnicos e adolescentes, que dividem as responsabilidades de mobilização em torno das ações.

O articulador é um personagem de extrema importância na implementação e execução de políticas públicas voltadas para a juventude, já que ele representa pessoa à administração municipal no gerenciamento do projeto.

Na oportunidade, também estarão presentes representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todas as cidades inscritas na edição 2009-2012.

De acordo com a secretária adjunta da Sethas, Maria José Medeiros, a certificação concedida pelas Nações Unidas incentiva o Estado e os municípios a buscarem de forma contínua melhores resultados na implementação das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

"O resultado positivo do RN mostra o compromisso da governadora Wilma de Faria e dos prefeitos em fazer despertar para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, no ano em que o Estatuto completa 19 anos. O sentido é fazer com que se cumpra a promessa de valorizar a importância dos jovens como prioridade absoluta", ressalta. A secretária ainda explicou que o Selo foi coordenado pelo Unicef em conjunto com o Governo do Estado, através da Sethas e com apoio de outras secretarias.

"Coube à nossa equipe fazer a sensibilização e mobilização junto às prefeituras e os gestores da assistência social para que os mesmos pudessem aderir à iniciativa".

Estado conta com bom número de cidades certificadas

No Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, 165 participaram da edição passada e 40 destes conquistaram a certificação.

Isso representa um aumento de 90,5% em relação ao ano de 2006, quando foram certificadas 21 cidades de um total de 148 inscritos. Todos os municípios que cumpriram as etapas do Projeto Selo Unicef, mesmo aqueles que não conquistaram a certificação, registraram progressos expressivos na situação da infância e da adolescência, como a diminuição das crianças desnutridas, redução da distorção idade-série e o aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal.

Entre as cidades inscritas na edição passada, o percentual de crianças menores de dois anos que apresentavam estado de desnutrição foi o indicador da saúde que apresentou os maiores avanços. Em 2007, nos 165 municípios inscritos, 2,5% das crianças nesta faixa etária estavam inseridas nesta problemática. Em 2004 esse índice era de 5,2%. Na prática, isso representa que 21 mil crianças ficaram livres da desnutrição.

A qualidade do ensino foi medida através da adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Esse indicador passou de 43,4% para 16%, demonstrando que a distorção idade-série caiu 63% nos municípios inscritos.

Além disso, de 2004 a 2007, observou-se um aumento no acesso ao ensino fundamental de 12,2%. Também houve incremento no percentual de mulheres que realizam pelo menos sete consultas de pré-natal durante a gestação, passando de 36.5% para 44.4%.

f onte: O Mossoroense

Segundo dia do vestibular da UFRN começa tranquilo


Candidatos fazem hoje as objetivas de Português, Literatura, História e Geografia e a redaçãoCandidatos fazem hoje as objetivas de Português, Literatura, História e Geografia e a redação. O segundo dia do vestibular da UFRN começou tranquilo, essa é a informação passada pela presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), a professora Betânia Ramalho.As provas começaram às 8h e até agora nenhum caso extraordinário foi registrado pela Comperve. O número de faltosos ainda não foi contabilizado e só deve ser divulgado no final na manhã de hoje.

Os candidatos a uma vaga nos cursos de graduação da UFRN fazem hoje as provas objetivas de Português, Literatura, História e Geografia, além da redação.

Neste domingo, a Comperve registrou 2.097 faltosos, o correspondente a 7,8% dos candidatos.

Cresce avaliação positiva do governo e de Lula

Pesquisa registrou aumento de quase 5% na avaliação positiva do Governo Lula.

A avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo voltaram a crescer segundo a pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (23) pela Confederação Nacional do Transporte.

Em novembro, o governo Lula obteve avaliação positiva de 70% dos pesquisados, contra os 65,4% registrados em setembro. A pesquisa avaliou também o desempenho pessoal do presidente, que chegou, em novembro, a 78,9% – em setembro esse índice estava em 76,8%.

Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro – período posterior ao blecaute ocorrido no dia 10 –, a pesquisa abrangeu 24 estados e entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões do país. A margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

“A princípio, o blecaute não influenciou negativamente a avaliação do presidente ou do governo e nem colou na imagem do presidente ou de sua candidata, Dilma Roussef. Mas isso precisa ser melhor avaliado para ficar mais claro, uma vez que não fizemos perguntas específicas sobre o tema, como também não fizemos sobre [o desmoronamento de três vigas na obra do] Rodoanel. Mas isso deverá ser feito na próxima pesquisa”, disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, o crescimento da avaliação de Lula tem como carro-chefe a economia. “Está claro para a população que Lula melhorou o país e o projetou no exterior.

Fonte: Agência Brasil

DAQUI A POUCO NOVA NOTICIAS:

DESCUPAS PELO ATRASO, É PORQUE O BLOG ESTA PASSANDO POR REPAROS, E POR ISSO FICAREMOS SEM POSTAR POR ALGUMAS HORAS, 
PEDIMOS DESCUPAS DESDE JÁ, E NOVAS NOTICIAS DAQUI APOUCO NO I PANGUAÇU NEWS.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons