i

terça-feira, 18 de maio de 2010

Caminhada de combate à exploração sexual acontece hoje em Ipanguaçu


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) convidam toda a população para participar da 2ª Caminhada Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente que irá acontecer nesta terça-feira (18).

A concentração está marcada para às 15 horas no Ginásio Poliesportivo José Araujo Filho, de onde a caminhada seguirá pela avenida principal até a Prefeitura Municipal.
Esta mobilização é parte do Dia do Combate e Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual com Crianças e Adolescentes e visa repercutir a necessidade do trabalho em conjunto dos órgãos públicos e da população contra essa violação de direitos.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria das Graças, destacou a importância de todos se fazerem presentes nesta caminhada. “É necessária uma maior mobilização sobre este assunto, e assim devemos conscientizar a população de saber que a gente ainda tem as nossas crianças sendo violentadas”, disse.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar da natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do Dia 18 de maio é mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças e os adolescentes.
No ano de 2010, considerando os meses de janeiro a março, o Disque-Denúncia Nacional contabilizou uma média de 76 denúncias por dia. Segundo o relatório feito por este serviço, a região Nordeste foi a que registrou mais denúncias.
Mobilizar-se nesta data significa demonstrar que todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, mídia – estão convocados e comprometidos em participar do enfrentamento da violência sexual e promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz da sexualidade de crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE:

Conferência terá discussão sobre saúde mental


Acontecerá no período de 18 a 20 de maio, no hotel Praiamar em Natal a Conferência Estadual de Saúde Mental, uma realização da Secretaria de Estado da Saúde. O evento se desenrolará nos períodos da manhã e tarde.

O tema central da conferência será: “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. Durante três dias estarão reunidos todos os segmentos da sociedade do RN.

Visando a melhoria do serviço no Rio Grande do Norte, os delegados regionais terão papel  importante, já que fazem  parte da política estadual. Com o encontro, os delegados poderão expor as necessidades e propostas a serem implementadas quanto à cobertura da rede de saúde mental nas unidades de saúde.

Os delegado regional Mibsan Patrzez,Ozilene Silva e Alzair da Silva, vê o encontro como um instrumento para discutir a consolidação das propostas para que o RN tenha uma saúde mental de qualidade.

“Serão eleitos delegados por segmentos, que representarão o Estado na Conferência Nacional”, confirma Mibsan. Segundo ele, o tema deste ano tem um diferencial: amplia a discussão, abordando transtornos decorrentes durante a vida que podem prejudicar no desempenho das atividades diárias. 

PUBLICIDADE:

Escolas de Ipanguaçu participam da Provinha Brasil


Principal objetivo é avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do fundamental
As escolas de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Ipanguaçu realizarão, nesta quarta, a Provinha Brasil. De acordo com a Secretária de Educação, Jeane Dantas, a avaliação não tem finalidades classificatórias, o principal objetivo é avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do fundamental.

A Secretária de Educação ainda informou que os resultados não serão utilizados na composição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 


A Diretora da Escola Municipal Professora Maria Rizomar, SILVIA VIANA afirmou que o intuito é a orientação das ações pedagógicas que, em conjunto com outras iniciativas de ensino, poderão melhorar os índices apresentados até o momento em nosso município.



PUBLICIDADE:

SECRETÁRIA INICIA A ENTREGA DE KIT DE MATERIAL ESCOLAR


Ontem (17), a secretária de educação Jeane Dantas, iniciou a entrega dos kit’s de materiais escolares aos alunos da rede municipal de educação. A Secretária iniciou a entrega do material nesta segunda pela escola Maria Rizomar no conjunto habitacional Presidente Lula.
Cerca de 2.400 materiais escolares devem ser entregue a todos os alunos nas escolas de ensino publico municipal, ao longo dessa semana as outras escolas do município estarão  recebendo o material. Com relação ao fardamento escolar a secretária contou que todas as fardas para os alunos já estão sendo produzidas e devem ser entregue nos próximos meses. 
 
 PUBLICIDADE:

Mães do Projeto Esperança são homenageadas


Comemoração marcou dia das mães, nesta última semana, integrantes do projeto Esperança.
O Projeto Esperança teve na sexta-feira, dia 14 de maio, a comemoração do Dia das Mães. A festa foi realizado no Centro de Atividades Culturais (CEAC) na Picada e na Escola Estadual João Francisco da Costa no distrito de Arapuá contando com as presenças das mães das crianças que participam do projeto, e a coordenadora do Projeto Esperança.

As crianças organizaram diversas apresentações, iniciando com o coral e com peças teatrais.
A coordenadora do projeto Isabel Cristina falou da sua felicidade em seu primeiro ano em poder realizar a comemoração do Dia das Mães, criamos um espaço onde todas as mães pudessem ser homenageadas e se sentirem bem neste dia tão especial, que é o dia das mães.

PUBLICIDADE:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons