i

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PREFEITURA CONCLUI RELATÓRIO DO PROJETO “PREFEITURA NAS COMUNIDADES”


Com a proposta de implantar e implementar  um novo modelo de gestão descentralizada foi operacionalizado o Projeto A Prefeitura nas Comunidades – Governando nossa Terra, no município de Ipanguaçu-RN.
            O Evento foi realizado na Agrovila Picada, no dia 26 de maio de 2010, de 8 às 17h e promoveu um amplo atendimento à população, criando espaços de interação entre a administração municipal e a comunidade em geral.
            A operacionalização do Projeto se deu através de um trabalho conjunto da Prefeitura e Secretarias Municipais que não mediram esforços, dedicação e nem limites na execução das atividades que contribuíram de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida das famílias que participaram do Projeto.
           
RESULTADOS ALCANÇADOS:

            O Projeto beneficiou 1.200 pessoas da Agrovila Picada, Porto, Itu, Lagoa de Pedra, Sacramentinho, Japiaçu e Salinas.
            Os serviços, atendimentos, ações foram realizados na Escola Municipal Nelson Borges Montenegro, Posto de Saúde, Centro Cultural da Picada e a Quadra de Esportes e foram feitos 2.363 atendimentos.

GABINETE DO PREFEITO / SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

            O Gabinete do Prefeito, a Secretaria Municipal de Administração juntamente com a Comissão de comunicação organizou a visita do Prefeito às salas e locais onde as Secretarias estavam desenvolvendo suas atividades.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

            A Secretaria levou ações socioeducativas como oficinas, palestras, atendimento psicossocial às famílias de pessoas com deficiência, atendimento jurídico e um salão de beleza com corte de cabelo, manicure, escova e maquiagem.

Ø  Oficina de Bolos – atendeu 25 mães petianas
Ø  Oficina de Beleza – 152 atendimentos
Ø  Atendimento psicossocial – 21 famílias
Ø  Atendimento jurídico – 23 pessoas
Ø  Palestra para os idosos – 26 idosos
Ø  Atendimento da gestora do Programa Bolsa Família – 51 pessoas.
Total de atendimentos: 298

            É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Assistência Social contou com um quadro significativo de voluntários: 10 cabeleireiros; 10 manicures e 03 maquiadores. Todos esses profissionais foram treinados através do Programa de Capacitação operacionalizado pela secretaria e com essa ação tiveram a oportunidade de colocarem em prática as habilidades adquiridas, e o mais importante, servindo as pessoas das comunidades do nosso município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

            Foram realizadas 03 oficinas culturais: Dança, teatro e música, o público alvo foi os jovens. Participaram das oficinas 86 jovens.
            No Centro Cultural da Picada, o Projeto Esperança ofereceu oficinas de música, esporte e dança para 60 crianças e adolescentes participantes do Projeto.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

            A Secretaria Municipal de Educação participou efetivamente do projeto oportunizando aos presentes diversos serviços, tais como: montagem de uma tenda literária, onde houve Contação de histórias, pescaria do saber, árvore da leitura, varal de literatura e do cordel. Passaram pela tenda 350 crianças, adolescentes e comunidade em geral.
            Na sala do atendimento nutricional, a nutricionista realizou 30 atendimentos.
            O Prefeito Municipal Leonardo da Silva Oliveira fez a entrega de notebooks às escolas que possuem salas multifuncionais e também entregou aos alunos kits de materiais escolares.
            A Secretaria de Educação promoveu uma palestra sobre Cultura Afro-indígena brasileira, ministrada pela equipe da VALER e encerrou com uma apresentação cultural.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER

            O Esporte e o lazer são direitos sociais dos cidadãos e colabora para o desenvolvimento humano.
            Foi com esse pensamento que a Equipe que faz a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desenvolveu uma programação esportiva que envolveu oficinas, jogos, arte, capoeira, futsal, basquete e vôlei. As atividades foram desenvolvidas em uma sala da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro e na Quadra de Esportes.
            Participaram das atividades esportivas cerca de 350 pessoas. A Secretaria encerrou suas ações com a simulação de um jogo de futsal para deficientes visuais.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

            A Secretaria Municipal de Saúde participou do Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra com uma equipe de 60 profissionais que atuaram nas ações de Promoção à Saúde de Crianças, Mulheres, Homens, Idosos e Adolescentes. A Secretaria contou com a parceria do SESC/CE e Delmont Fresh.

PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
Ø  Atendimentos Odontológicos: 351
Ø  Vacinas: 290
Ø  Palestras: 06
Ø  Atendimentos Oftalmológicos: 25
Ø  Preventivos: 13
Ø  C&D (Consulta para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos: 20
Ø  Pré-Natal: 09
Ø  Consultas médicas PSF: 55
Ø  Ortopedia: 23
Ø  Fisioterapia: 11
Ø  Exames laboratoriais: 17
Ø  Glicemia: 91
Ø  Visitas domiciliares endemias: 128

Total de procedimentos realizados: 1.039

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

            A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente contou com a parceria da EMATER, INCRA, Banco do Brasil, MDA, INSS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu e o Banco do Nordeste.
            As ações realizadas foram: Emissão de documentos, Palestras sobre Produção de alevinos, PRONAF, Linhas de crédito dos Bancos, o INSS, através da Unidade móvel de Mossoró fez atendimento ao público; Encontro dos assentados com o Superintendente Adjunto do INCRA; entrega de 2 caixa d’águas para beneficiar as unidades do PAIS – Produção agroecológica integrada e sustentável; assinatura do ofício de adesão do município ao Programa Garantia Safra; assinatura da ordem de serviço para construção da Mini-usina de Beneficiamento de Produtos da Carnaubeira, localizada na Agrovila Picada.
            Participaram das ações da Secretaria cerca de 120 agricultores familiares e 60 pescadores.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

            No Projeto a Prefeitura nas Comunidades coube à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos organizar toda a infraestrutura necessária para a operacionalização do Projeto. Todos os prédios públicos foram limpos e identificados, a iluminação da comunidade foi revisada.

            Participaram ainda do Projeto o Conselho Tutelar com seus 05 conselheiros orientando às famílias; Uma representante do Projeto Empreendedor  Individual (SEBRAE) orientando às pessoas; a equipe da Pastoral da Criança acompanhando às crianças de 0 a 6 anos e as gestantes; e o IFRN com seus alunos dando orientações sobre agroecologia. Essas instituições prestaram seus serviços na Tenda principal do Projeto.



            Chegamos ao final da 1ª etapa do Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra. Mais do nunca, sentimo-nos recompensados pelo sentimento do dever cumprido.
            Realizamos um trabalho sério, voltado em sua plenitude para o povo. Mais que um relatório de resultados, desejamos que este documento sirva como reflexão sobre as questões mais presentes na vida dos comunitários para que, desenvolvamos a capacidade de sonhar com um futuro melhor para as famílias ipanguaçuenses.
            Entendemos que o Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra passou a ser referência na integração das comunidades ao contexto das ações da Prefeitura, proporcionando momentos de vivência e interação entre o povo e o poder executivo local, valorizando a participação dos munícipes nos rumos da gestão municipal.
            A nossa ação será contínua. O Projeto irá instalar o Governo municipal nas comunidades de Pataxó, Arapuá, Agrovila Tabuleiro Alto, Língua de Vaca, Pedrinhas e Luzeiro. A previsão é que num horizonte temporal de 2 anos todas essas comunidades tenham sido beneficiadas.
            Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para o sucesso do Evento e esperamos contar com as valiosas colaborações na continuação do Projeto, sempre numa só consciência: o desenvolvimento só será possível com a união de todos.


VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A É SUPERADA EM IPANGUAÇU


Ipanguaçu ultrapassou a meta, determinada pelo Ministério da Saúde de vacinar 85%  das pessoas contra a influenza A (H1N1). Até dia 11 de junho, o município imunizou 5.797 pessoas, o que significa uma cobertura de mais de 88%.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Ipanguaçu. “O número de pessoas vacinadas mostra o bom trabalho realizado pelo SMS que montou um grande esquema, abrindo postos volantes, para que a meta fosse superada”, analisa o enfermeiro Francisco Canindé.

A meta da vacinação contra a gripe comum que os idosos estão tomando deve ser quebrada também, o município já vacinou cerca de 70,62% a meta estabelecida pelo ministério da saúde e de 85%.

Neste ultimo sábado aconteceu à primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, para crianças de zero a cinco anos de idade. Segundo Maria Sulinete chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que a aplicação ocorreu com êxito. "Considero que o atendimento superou as expectativas criadas, foi muito positivo o início da nossa campanha, porque as pessoas estão percebendo a importância da prevenção", conclui Sulinete.


CAMPANHA CONTRA PÓLIO IMUNIZA NÚMERO SATISFATÓRIO DE CRIANÇAS

Segundo informações prestadas pela equipe do Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, o município de Ipanguaçu aplicou no último sábado, a primeira dose de vacinação contra Poliomielite, seguindo o calendário pré estabelecido pelo Ministério da Saúde dentro da Campanha Nacional.
 

Maria Salinete chefe do setor de imunização da Unidade, ressalta que a aplicação ocorreu com êxito. "Considero que o atendimento superou as expectativas criadas. Foi muito positivo o início da nossa campanha, porque as pessoas estão percebendo a importância da prevenção", destaca.
Ainda conforme dados de Salinete, só neste primeiro dia de atividades foram imunizadas 452 crianças de 1 a 5 anos de idade e 107 menores de 1 ano. Todos esses números referem-se apenas aos atendimentos na Zona Urbana. "Os dados das comunidades iremos trazer e levar a público em breve", ressalta.
A partir de hoje 13/06, e durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde estará imunizando todas as crianças do perímetro rural contra a Pólio.
 
Cassimoro Jr.
Assessoria de Comunicação.

BLOGS REPERCUTEM POSIÇÃO DE RONALDO E GEORGE SOARES

Vários blogs vêm dando destaque à nova posição política de Ronaldo e George Soares.
 
O Blog do Marcos Dantas postou duas notas. Leia:
 
“Ronaldo e George Soares já foram recebidos por Iberê e deverão anunciar adesão essa semana.
Ainda no final de semana, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) recebeu o ex-deputado Ronaldo Soares (PR) e o empresário George Soares (PR), que disputará mandato na Assembleia Legislativa. Os dois líderes do Vale do Açu conversaram com o governador no apartamento dele, que fica no bairro Petrópolis, em Natal. Coincidentemente, o encontro de Ronaldo e George, aconteceu após as declarações do ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM), de que o ex-deputado faria qualquer coisa pela candidatura do filho.
 
O Blog soube que Ronaldo e George Soares poderão anunciar a adesão essa semana. Em comum acordo, o prefeito Ivan Júnior (PP) que já tem compromissos com a oposição, ficará com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em 2008, Ivan conseguiu se eleger com o empenho de Ronaldo, que estava na cadeira de prefeito. O grupo dará prioridade a candidatura de George Soares a Assembleia Legislativa. O prefeito de Assu já vem deixando claro que vai se empenhar para eleger seu amigo de infância deputado estadual.”
 
“Ausência de Márcio Soares vem sendo atribuída ao novo posicionamento que Ronaldo e George vão tomar
 
Depois que participou do café da manhã com os jipeiros e foi andar na feira livre e visitar os comércios de Jucurutu, em companhia do prefeito Júnior Queiroz (PSB) e de alguns vereadores, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi até a casa do vice-prefeito Márcio Soares (PP), para lhe cumprimentar. Ao chegar à residência do presidente do PP em Jucurutu, Rosalba foi recebida pela vereadora Daguia Soares (PP), esposa do vice-prefeito. Em um bate-papo, Daguia informou a Rosalba que Márcio tinha viajado com o empresário George Soares (PR) à Macau.
 
Nos meios políticos de Jucurutu, comenta-se que a ausência de Márcio Soares tem haver com o novo posicionamento do ex-deputado Ronaldo Soares (PR) e George Soares (PR), seus primos. Márcio Soares está disposto a acompanhar os líderes do Vale do Açu, em solidariedade. O vice-prefeito já não esconde aos mais próximos que acompanhará qualquer decisão que o ex-deputado tomar.
 
Já o blogueiro Robson Pires , de Caicó, postou a seguinte mensagem enviada por Ronaldo Soares:
“Amigo Robson, devo esclarecer: não tratei com o Sr. Carlos Augusto sobre candidatura de George Soares. Tratei sim com o prefeito Ivan Júnior.
 
Na sexta-feira passada conversamos sobre os riscos da campanha [de George], já viabilizada com o apoio dele Ivan em Assú e em vários municípios com o apoio do deputado João Maia e amigos nossos.
Chegamos ao entendimento ser melhor George seguir a orientação do deputado João Maia. E assim será.
 
Obrigado, do pai Ronaldo Soares.”
Thaisa Galvão , em nota sobre as comemorações do aniversário do presidente do PR de Macau, Rodrigo Aladim, publicou a seguinte foto e legenda:
 
Ronaldo Soares, pai do candidato George e padrinho do seu sucessor Ivan, cochicha o quê com o prefeito de Assu? Diz que toparia ser vice?
 
Postado por Samuel Junior – samuelnfj@gmail.com

Rosalba manda recado para Ronaldo Soares em Caicó

A senadora pré-candidata ao governo do Estado nas eleições de outubro, Rosalba Ciarlini (DEM), quer porque quer o apoio do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares (PR).


Durante uma visita que fez a Caicó no sábado passado ela mandou um recado para ele:
- Espero que Ronaldo faça o que o povo e Assu tem vontade. Votar em mim. Como vai fazer o prefeito Ivan Junior.
Carlos Augusto Rosado, esposo de Rosalba, pensa de maneira diferente e parece desprezar o voto de Ronaldo quando disse recentemente:
Eu acho que Ronaldo vai votar em Iberê Ferreira (PSB). Ele só pensa no interesse de eleger o seu filho, George Soares (PR), deputado estadual. Os meios não importam.
O blog comenta: Ao que parece, a senadora Rosalba Ciarlini está exagerando nas declarações. Quem foi que disse que a vontade do povo de Assu é votar nela para o governo? Iberê Ferreira e Carlos Eduardo não existem?
Rosalba está com muito sapato alto.


Fonte: Robson Pires

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons