i

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ipanguaçu recebe o projeto “Rodas de Conversa”

O município de Ipanguaçu sediou na tarde de hoje (18), o lançamento do projeto “Rodas de conversa - A leitura, o Livro e o Editor. A solenidade aconteceu no clube municipal de Ipanguaçu, onde reuniu um publico de todas as idades.

O momento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cortez Editora, onde aconteceram apresentações culturais, recital de poesia e homenagem ao editor, José Xavier Cortez, onde apresentou o projeto “RODAS DE CONVERSA - A leitura, o livro e o editor” que ofereceu aos participantes o princípio de rememorar como educação, nas pessoas de todas as idades, que conheceram o percurso do Editor, uma marcante trajetória de vida, marcada por superação de adversidades, por sua visão empreendedora e uma intensa dedicação aos livros.

Segundo o editor, José Xavier Cortez, o projeto “Rodas de Conversa, tem objetivo de difundir cada vez mais o hábito da leitura por meio dos livros e acesso a cultura disse o editor, Cortez.

Através desta nova empreitada profissional, em sua vida, o editor busca contribuir com a difusão do apreço ao livro e à leitura, realizando encontros através dos quais todos os envolvidos com o universo cultural e educacional possam conhecer o papel preponderante que a leitura e o livro exerceram na trajetória do Editor; o livro e a leitura como fatores de realização pessoal; e a cadeia produtiva que dá origem a um livro, abrangendo todas as etapas de realização, da avaliação do original até sua comercialização.

Conforme o senhor, Cortez, a passagem pelo município realmente valeu apena, “Fiquei muito alegre pela participação das pessoas no evento e pelos educadores da Secretaria de Educação” disse o editor que só teve a agradecer.

O prefeito Leonardo Oliveira, esteve presente ao falar parabenizou o editor pelo exemplo de superação, e frisou que se não fosse os livros ele não conseguiria chegar o que é hoje, um homem que semeia livros e que se destaca no mercado editorial e livreiro, “Ele trabalhou com agricultura e sofreu muito, mas através dos livros se tornou um grande homem que contribui hoje para a educação do nosso país. Que as nossas crianças e jovens vejam essa história, de forma que é possível conquistar seu espaço, e contribuir para o desenvolvimento do país com a educação” afirma o prefeito, Leonardo da Silva Oliveira, que teve sua trajetória de vida parecida com a do editor.

O projeto “RODAS DE CONVERSA”, com José Xavier Cortez, segue por outros municípios do estado no dia 21 de março (segunda-feira) estará em Currais Novos, 22 (terça-feira) em Caicó, 23 (quarta-feira) em Santa Cruz, 25 (sexta-feira) em Natal, mais informações sobre a passagem do editor pelo RN, no telefone: (55 11) 3611-9616.

José Xavier Cortez
Formado em Economia pela PUC-SP, José Xavier Cortez, nasceu em um sítio no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Ainda na infância ajudava os pais no trabalho de agricultura de subsistência para o sustento de sua numerosa família. Na adolescência, trabalhou em diversas atividades, como garimpeiro na extração de ouro e schelita; balconista e encarregado de uma mercearia. Em meados de 1954, aos 18 anos, alistou-se na Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco.

Em janeiro de 1965, mudou-se para São Paulo. Em 1966, foi aprovado no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como morava ao lado de uma editora, que publicava a bibliografia básica de seu curso, começou a vender livros para seus colegas de classe e depois para outras turmas.

A partir de 1968 dedicou-se integralmente à atividade, fundando a Livraria Cortez & Moraes – que funcionava nos corredores da PUC-SP. Com o fim da sociedade, em janeiro de 1980 criou a Cortez Editora e Livraria. Com cerca de mil títulos publicados a editora é destaque pelas temáticas atuais que tratam das grandes questões sociais do Brasil.

Em 2005, Cortez foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano. Recentemente, foi tema do documentário “O semeador de livros”, do diretor Wagner Bezerra; da biografia Cortez – A saga de um sonhador, de autoria de Teresa Sales e Goimar Dantas, e do livro infantil Como um rio o percurso do menino Cortez, de autoria de Silmara Rascalha Casadei.

Secretaria de Assistência Social de Ipanguaçu realiza amanhã abertura do projeto Ação Criança

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Assistência Social de realizará amanhã, sábado (19), nas dependências do clube municipal a solenidade que marcará o retorno das atividades deste ano do projeto Ação Criança.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Maria Célia Cardosa, a solenidade marcará o inicio das atividades do projeto “Os pais e as crianças participarão do momento, onde acontecerão apresentações e a apresentação do projeto para as novas crianças que entregaram o projeto” informa a coordenadora do CRAS, Célia Cardosa que convida todos os beneficiados pelo programa para participar do evento.

O projeto ação criança tem o objetivo de atender, anualmente 140 criança dos bairros do centro da cidade de Ipanguaçu, de forma a contribuir para retirar crianças dos ambientes de risco social, para formar cidadãos de direitos, utilizando-se de modalidades educativas para motivá-las a participar desse processo de formação. O projeto conta com total parceria da Prefeitura do município.

Apostador do Rio Grande do Norte fatura prêmio da Lotofácil


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Um apostador do Rio Grande do Norte foi um dos seis ganhadores do concurso 618 da Lotofácil, realizado nesta quinta-feira em Aparecida de Goiânia. O sortudo potiguar, segundo a Caixa Econômica Federal, fez a aposta vencedora na cidade de São Rafael e acertou as quinze dezenas sorteadas.
O ganhador ou ganhadora, até o final da noite desta quinta os nomes ainda não havia sido descoberto, irá receber R$ 641.554,45. Os outros ganhadores foram dos estados do Pará, Paraíba, Sergipe e São Paulo (2). 

Os números sorteados foram: 01-02-04-05-06-07-09-12-13-17-19-20-21-22-24. O prêmio principal da Lotofácil de hoje estava estimado em 4 milhões de reais. O sortudo potiguar tem agora 90 dias para retirar o dinheiro. É que os prêmios prescrevem após esse período. Depois desse prazo, os valores são repassados ao tesouro nacional para aplicação no FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. 

A Lotofácil realiza sorteios todas as segundas e quintas. A aposta de 15 números custa R$ 1,25. Ao todo, são 25 números disponíveis no volante. Fatura o prêmio quem acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números.

Secretário de Ipanguaçu culpa Petrobras por demora em cronograma de execução de programa institucional

Titular da pasta municipal de Agricultura e Meio Ambiente em Ipanguaçu, o vereador licenciado Jaíres Azevedo dos Santos, "Gordo" (PSB), responsabilizou diretamente a Petrobras pela demora no início do preparo do solo para plantio dos produtores rurais e pequenos agricultores do município.
Segundo ele, o atraso do cronograma traçado pela secretaria se deveu à demora da companhia estatal no repasse do combustível para o funcionamento dos tratores que atuariam nos imóveis rurais de Ipanguaçu.

O secretário frisou que, por conta de tal situação, somente na última terça-feira, o trabalho pôde ser iniciado. A ação faz parte do programa "Terra Pronta", executado numa parceria envolvendo a gestão municipal, a Petrobras e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN). "Gordo" disse que o corte de terra só pôde ser iniciado efetivamente porque o prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT) autorizou a aquisição do óleo diesel por conta do erário municipal.

"Graças ao prefeito nós conseguimos o óleo e já iniciamos o corte de terra. Os tratores estão trabalhando em quase todas as localidades rurais do nosso município", declarou o secretário. Ele salientou que, além da ação diretamente proporcionada por meio do programa "Terra Pronta", a prefeitura realiza idêntico atendimento por meio de um programa próprio - o "Corte Irrigado", que se volta especificamente a proprietários que atuam com agricultura irrigada. "Com o programa 'Terra Pronta' podemos alcançar uma quantidade maior de produtores rurais", constatou. Os programas beneficiam diretamente mais de 550 famílias rurais do município.

PROGRAMAÇÃO
"Educação Ambiental" será o tema de uma agenda de cursos que transcorrerá de 23 a 25 de março corrente, na cidade de Ipanguaçu, iniciativa que se voltará para toda a sociedade local. A pauta de cursos será ministrada por consultores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), na capital do Estado, contando com o apoio logístico do poder público municipal. A estrutura se localizará ao lado do ginásio poliesportivo do município. Os detalhes do evento foram debatidos terça-feira, 15, numa audiência entre o secretário "Gordo" e representantes do órgão estadual.

Fonte: O mossoroense

VEREADORES DE IPANGUAÇU VÃO AO REGIStrando

Neste sábado á partir do meio-dia no programa REGIStrando, os convidados especiais serão os vereadores de Ipanguaçu, que virão acompanhados do presidente da câmara, Tuneifes Morais.
Voce poderá ouvir atraves do site: www.radioprincesadovale.com.br
REGIStrando

Comissão da Reforma Política aprova fim da reeleição no Executivo

Pela proposta da comissão do Senado, presidente teria mandato de 5 anos. Comissão discute propostas para reforma do sistema político brasileiro.

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira (17) o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Pela proposta, os mandatos para esses cargos passariam a ser de cinco anos. Os senadores também aprovaram a manutenção do voto obrigatório.

A Comissão da Reforma Política do Senado é formada por 15 parlamentares e é presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O fim da reeleição e a manutenção do voto obrigatório são pontos que serão reunidos no relatório que a comissão irá apresentar no dia 5 de abril. Outra comissão, da Câmara, também discutirá propostas para a reforma do sistema político brasileiro.

Se for aprovada pelo Congresso, o fim da reeleição não terá validade para os atuais governantes, que poderão disputar a reeleição. A mudança só entraria em vigor para os eleitos a partir de 2014. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, poderia permanecer por até nove anos no Planalto, se conseguir a reeleição.

Considerado um tema controvertido, a possibilidade de reeleição no Executivo foi introduzida na Constituição federal em 1997, quando o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 16.

Fonte: G1

Prefeituras recebem FPM em queda hoje


As prefeituras recebem, hoje, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente à segunda parcela do mês de março. A transferência será 6,2% menor do que a estimada pela Receita Federal no último dia 10 e 12,7% inferior, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, informou que, caso a previsão da Receita para o terceiro decêndio se concretize, o repasse total do mês de março será de R$ 3,08 bilhões, valor que corresponde a uma queda de 14,8% em relação ao mesmo período de 2010. Paulo Ziulkoski avalia que o FPM não manterá nos próximos meses o desempenho observado em janeiro e fevereiro. São esperadas quedas de 5,1% para abril e 9,4% para maio.
De Notas e Comentários

Balde Cheio vai atender 20 municípios

Depois de quase um ano de espera, foi lançado nesta semana, o projeto Balde Cheio, que atenderá produtores rurais de 20 municípios do Rio Grande do Norte. Baseado em uma metodologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o projeto tem o objetivo de aumentar a produtividade e promover a profissionalização da gestão da propriedade rural, nos próximos dois anos, com investimentos diretos de R$ 760 mil.

Desde o ano passado, o Banco do Nordeste fazia mistério sobre os números do projeto. Gestores de vários municípios se mobilizaram para atender as exigências, mas o atraso foi gerado justamente pela falta de adesão total das Prefeituras. 

O técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Samuel Júnior, disse que no próximo dia 24 haverá uma nova reunião em Assú envolvendo os prefeitos de Assú, Carnaubais e Ipanguaçu, quando será discutido o prazo de adesão e do depósito de suas contrapartidas financeiras.

No último dia 15, uma reunião realizada na Câmara Municipal de Janduís serviu para apresentar a metodologia do programa e demonstrar o termo de adesão com as contrapartidas de cada Município e dos seus parceiros: BNB, Sebrae e Senar.

No encontro, estavam presentes representantes dos municípios de Janduís, Campo Grande, Apodi, Messias Targino e Felipe Guerra, além de gerentes regionais do BNB, do Sebrae, coordenadores municipais, técnicos capacitados para o programa e proprietários rurais desses municípios.

De acordo com o cronograma apresentado, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai investir R$ 240 mil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (SEBRAE), mais R$ 240 mil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) investirá R$ 40 mil. Cada prefeitura entra com um montante de R$ 12 mil, totalizando mais R$ 240 mil de investimentos.

Fonte: Jornal De Fato

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons