i

terça-feira, 22 de março de 2011

Caravana Ecológica inicia suas atividades em Ipanguaçu amanhã

A Caravana Ecológica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande (IDEMA/RN) inicia suas atividades amanhã quarta-feira, dia 23, na cidade de Ipanguaçu.

A caravana que já passou pelo município de Assú vem com objetivo de promover e disseminar a educação ambiental no Rio Grande do Norte, o consagrado projeto de educação ambiental do Idema, “Caravana Ecológica”, onde permanece até sexta-feira (25) no município. A iniciativa recebe o apoio logístico da Prefeitura de Ipanguaçu.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jaíres Azevedo, na oportunidade, a equipe do IDEMA irá desenvolver atividades educativas e recreativas como teatro, contação de histórias, cinema na praça, oficina de artes, biblioteca infanto-juvenil, espaço ciência, mini-cursos de educação ambiental, palestras, oficinas de reciclagem, atividades de microscópio, turismo ambiental e central de atendimento itinerante do órgão. “Todos são convidados a visitar e participar das palestras que serão oferecidas pelo IDEMA” fala Jaires. .

A estrutura está montada na Rua 23 de dezembro, rua que da acesso ao Centro de Saúde do município, no espaço acontecerá diversas atividades organizadas pelo Instituto. O publico começa a ser recebido a partir das 14hs.

Palestras acontecerão também em diversas partes do município, neste dia 23 acontece palestra sobre Resíduos Sólidos e Tecnológicos – Local: CRÀS ás 15:00h; Dia: 24 – Unidade de Conservação – Local: Escola Manoel de Melo ás 19:00h; Poluição Sonora – Local: Câmara Municipal ás 15:00h;- Poluição do Ar – Local: Escola das Pedrinhas ás 15:00h e dia: 25 – Turismo Sustentável – Local: Porto ás 9:00h.


Para ver todo o cronograma de palestra e horário de visita das escolas, basta acessar o site da Prefeitura, www.ipanguacu.rn.gov.br.

Até novembro a Caravana Ecológica passará por mais de 18 municípios, entre eles os municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Pendências, Caiçara do Norte, Carnaubais, Galinhos, Itajá, Macau, Maxaranguape, Parazinho, Porto do Mangue, São Bento do Norte, São Rafael, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Tibau.

Secretaria de Esporte promoverá em abril Campeonato de veteranos

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ipanguaçu promove em abril o primeiro Campeonato de veteranos, ano base 1976, o campeonato visa incluir no calendário esportivo do município mais uma forma de lazer nos finais de semana, a competição irá contar com 250 atletas de Ipanguaçu e de cidades vizinha.

Segundo adiantou o secretário, Marcos Antônio, a competição terá inicio na primeira semana de abril e contará com 09 equipes, sendo elas: Porto, Cruzeiro, Maria Mole, Itú, Bairro Maria Romana, Arapuá, Luzeiro, America do Baldum e Pataxó.

Saúde Bucal na Terceira Idade é tema de palestra com idosos em Ipanguaçu


A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde promoveu nesta tarde de terça-feira (22), uma visita ao grupo de convivência da melhor idade do município, os idosos receberam a visita da dentista Dra. Áquila Dantas.

A palestra “Saúde Bucal na Terceira Idade” foi apresentada aos idosos com objetivo de incentivar a visita regular a um dentista, disse a coordenadora do grupo, Doralice de Melo.

Conforme, Áquila Dantas, os idosos, frequentemente, apresentam doenças gengivais, têm cáries e problemas nas raízes dos dentes. E, não raro, ausência total ou parcial dos dentes, o que causa desconforto estético e também prejudica o organismo como um todo. "Para fugir das cáries e doenças gengivais, a melhor medida é visitar regularmente o dentista, utilizar creme dental com flúor e fio dental a cada refeição e, principalmente, evitar consumo excessivo de alimentos ricos em açucares, além do tabaco. Esses cuidados certamente prolongam a vida dos dentes naturais e evitam uma possível perda de um ou mais dentes", diz a dentista.

Áquila ainda ressaltou que hoje em Ipanguaçu não há mais desculpa para fugir do dentista, hoje a cidade conta com sete profissionais, que atendem em todas as partes do município de segunda a sábado “Poucos municípios do Brasil conta com atendimento odontológico durante seis dias de forma gratuita, isso comprova a atenção que a atual gestão tem com a saúde pública” afirma ela.

Nesta quinta-feira, dia 24, os idosos serão recebidos para inicio de tratamento odontológico.

Presidentes de sindicatos rurais participam de hoje até quinta-feira de reunião na Fetarn

Durante três dias, de hoje, terça-feira, 22, até a próxima quinta-feira, 24 de março, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de todo o Estado estarão reunidos em Natal, na condição de participantes da reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn). De acordo com informação prestada pelo presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, "João das Peças", o evento terá sua programação realizada na sede da própria entidade, na capital potiguar.

Ele frisou que a reunião tem o caráter principal de discutir e definir a programação de atividades da federação e filiados para todo o exercício de 2011. "João das Peças" disse que, entre os assuntos que certamente serão abordados durante a reunião do Conselho Deliberativo, constam a participação de comitivas do estado do Rio Grande do Norte ao Grito da Terra-Nordeste e ao Grito da Terra-Brasil e, ainda, à Marcha das Margaridas, que, segundo lembrou o representante sindical, deverá na edição deste ano, em Brasília, contar com o envolvimento de cem mil mulheres de todo o país.

"João das Peças" transmitiu que, por ser o primeiro ano de realização do evento na gestão da presidenta Dilma Rousseff, a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), co-organizadoras da manifestação, estabeleceram como meta atingir este número: cem mil mulheres na capital federal. Ele destacou que, por conta disto, foi determinado pela Contag aos órgãos associados de todo o território nacional que se façam presente à Marcha das Margaridas - programada para o mês de agosto - com uma delegação de no mínimo dez mulheres.

OUTROS

O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu adiantou que o encontro do órgão deliberativo da federação também se constitui numa oportunidade para questões de interesse regional e municipal sejam debatidos com a participação de todos os presentes. Por exemplo, ele pretende aproveitar a ocasião para falar da preocupação do sindicato e dos agricultores de Ipanguaçu com o risco de repetir-se um cenário de enchentes, caso venha a se confirmar um período de chuvas acima da média, de acordo com os prognósticos climáticos realizados por alguns órgãos ligados ao setor de meteorologia, como a própria Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Fonte: O mossoroense 

Vacinação contra gripe inclui crianças, gestantes e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

A 13a. Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza. 
As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Nesse caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde, Estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.

A coordenadora do programa municipal de imunização, Norma Sena, declarou que o Ministério da Saúde ainda não informou a meta de público para ser atingida em Mossoró. Em todo o Rio Grande do Norte, a meta é vacinar 466.690 pessoas.

Norma alertou que os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Fonte: Jornal de Fato

Vereador de Ipanguaçu apresenta requerimento e indicação em sessão com o legislativo

O vereador, Juan Montenegro, na última sessão na câmara de vereadores de Ipanguaçu levou ate a tribuna o projeto de Lei nº 01, de 25 de fevereiro de 2011. O projeto denomina-se o Ginásio de Esporte do distrito de Arapuá, o nome de João Batista da Costa Júnior.

O projeto de lei será encaminhado para o gabinete do Prefeito, Leonardo Oliveira, onde deverá sancioná-lo, no prazo de 45 dias.

Juan Montenegro, ainda levou para a casa do legislativo o requerimento que requer dotar todas as escolas da rede pública municipal de ar condicionado. Segundo o vereador o requerimento busca melhor servir a toda a clientela estudantil, em especial aos estudantes no turno matutino e vespertino.

O vereador ainda apresentou o requerimento para construção e instalação do centro de convivência do idoso, e a indicação que seja instalado no Centro de Saúde, um Pronto Socorro Municipal – PSM, com atendimento 24hs. “A indicação que faço é um desejo antigo de nossa população que vê desprovido desse tipo de atendimento, pois desde o fechamento da Maternidade Marola Caldas, há mais de 20 anos. Daí a preocupação que no momento faço, ciente que o poder público municipal, não medirá esforços para atender a este propositura, uma vez que, representa o anseio de todos” disse o vereador, Juan Montenegro.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons