i

sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Sangria" do Açude de Pataxó esta diminuindo

O açude de Pataxó registrou ontem (14) ao fim da tarde a lamina de 12 cm d’água.

Na manhã desta sexta-feira (15), o açude voltou a diminuir chegando a marca de 7 cm de lamina d’água.

 A maior lamina já registrada alcançou a lamina de 15 cm na tarde de quarta-feira (13).

CONSTRUÇÃO/CAPACIDADE

A barragem do Açude Pataxó, projetada e construída pelo DNOCS, foi iniciada em 1951 e concluída em 1953. Com capacidade para armazenar mais de 15 milhões de m³, o açude está localizado na comunidade rural de Pataxó.

Violência: assaltantes roubam e atiram em vítima na zona rural de Ipanguaçu


Na tarde de ontem (14) dois bandidos armados efetuaram um assalto na zona rural de Ipanguaçu, na estrada que liga as comunidades de Olho D'Água e Língua de Vaca. A vítima, além de perder todo seu dinheiro, ainda foi atingida no braço por um tiro de raspão.

De acordo com informações repassadas à polícia por populares, os criminosos rondavam a área desde o início da tarde, em uma moto verde cuja placa estava envolvida por uma sacola. Após a ação eles fugiram em direção aos assentamentos entre Ipanguaçu e Angicos.

Uma viatura do Grupo Tático Operacional (GTO) do Assú foi ao local do crime, mas não obteve êxito nas diligências. Os policiais alegaram que a área é muito grande e o local de difícil acesso.
As investigações ficarão por conta do Dr. Caetano Bauman, delegado responsável pela DP de Assú.

*Postado por RODRIGO MEDEIROS

Estádio das Dunas terá contrato e ordem de serviço assinados nesta sexta-feira na presença de membros da FIFA em Natal

Publicado por Robson Pires 
Acontecerá nesta sexta-feira, 15, a solenidade de assinatura da ordem de serviço e do contrato com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A. para a construção do Estádio das Dunas – Novo Machadão. O evento será realizado às 16h, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação e Cultura – SEEC, localizado no Centro Administrativo, em Natal.

A solenidade contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do Gerente Geral de Relacionamento com as Sedes – FIFA, Fábio Starling; do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa; integrantes do Comitê Organizador Local – COL, em Natal; entre outras autoridades.
 Com esse ato, o Governo do Estado se antecipa em 45 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA) para a assinatura dos documentos. Apesar do trabalho só começar após o encerramento do Campeonato Estadual de Futebol, em meados de maio, já será dado início à montagem do canteiro de obras da empresa, que tem a Construtora OAS como proprietária.
Membros da FIFA participarão de assinatura
A solenidade de assinatura da ordem de serviço e contrato para a construção do Estádio das Dunas – Novo Machadão terá a presença de dois integrantes do COL – Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Fábio Starling, Gerente Geral de Relacionamento com as Cidade-Sede do COL, e Nelson Aires, Integrante da Equipe de Comunicação do COL participarão do evento, que acontecerá às 16h, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, no Centro Administrativo, em Natal.

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante não fica pronto até 2014

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou ontem que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana do Estado, que ainda está em construção, não deverá ficar pronto antes de junho de 2014. O edital de licitação da obra foi aprovado e deverá ser lançado ainda neste mês, mesmo assim não há garantia de que o projeto será concluído a tempo para a Copa do Mundo.

O atraso não ocorrerá apenas no Rio Grande do Norte. De acordo com o Ipea, fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a situação atinge os nove projetos em todo o país. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Blatter.

De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada ontem em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, "muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014".

De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.

"Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais [permanentes] de passageiros", afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.

Fonte: Jornal de Fato

Núcleo do IFRN do Vale do Açu inscreve para seleção de candidatos ao ProITEC até hoje

Chega a seu término hoje, 15 de abril, o calendário de inscrições com vistas à realização do processo de seleção pública do Programa de Iniciação Tecnologia e Cidadania (ProITEC), na alçada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A notícia é transmitida pelo então coordenador de Extensão do Campus da instituição no Vale do Açu, com sede no município de Ipanguaçu, professor Fernando Freire. "As inscrições já foram abertas no mês de março e prosseguem até este dia 15 de abril", registrou o dirigente acadêmico.


Fernando Freire destacou que o ProITEC é um curso na modalidade a distância voltado para alunos do nono ano da rede pública de ensino. O programa prepara os estudantes por meio de livro, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN. O professor explicou que os estudantes egressos de famílias participantes de programas sociais mantidos pelo governo federal tiveram a oportunidade de reivindicar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00. A solicitação poderia ser feita até o dia 25 de março, na sede do órgão.


REGISTRO
O IFRN destina 50% das vagas que são disponibilizadas através do ProITEC para estudantes que preencherem este perfil. A unidade do IFRN do Vale do Açu absorve uma demanda estudantil de aproximadamente 16 municípios da região e proximidades.


O coordenador de Extensão do Campus disse que, em setembro, o núcleo registrará cinco anos de funcionamento, fato que será inserido nas comemorações pela passagem dos 102 anos de existência da instituição em todo o país. "Posso afirmar com toda certeza que hoje o IFRN está consolidado na região do Vale do Açu", sentenciou. "Para nós, é motivo de alegria já ver os resultados desta ação de cinco anos nesta região", finalizou o docente.


Fonte: Jornal O mossoroense

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons