i

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeito de Ipanguaçu se reúne com ministro que garante que o convênio das obras para contenção de enchentes será celebrado na próxima semana

Foto: Assessoria da deputada.
O fim de uma espera de décadas está próximo em Ipanguaçu. Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (14), em Brasília, o ministro Fernando Coelho, da Integração Nacional, garantiu ao prefeito Leonardo Oliveira que celebrará convênio com o Governo do Estado na próxima semana para quem sejam iniciadas as obras de macrodragagem do Rio Pataxó, que inundam o município ano após ano nos períodos de chuvas mais intensas. Participaram da reunião, além do prefeito e do ministro, a Deputada Federal Fátima Bezerra e o secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (SEMARH), Jader Torres.

A celebração do convênio da obra, orçada em R$ 7,3 milhões em sua primeira etapa, está programada para ocorrer na próxima terça-feira (19). Na sequência, inicia-se o processo licitatório. Para o prefeito Leonardo Oliveira este é um momento histórico para todos os ipanguaçuenses. “Esperamos esta obra há décadas. O serviço no rio estabelecerá a normalidade no município e dará respaldo, segurança para que novos investidores por aqui se instalem, gerando novos empregos e mais renda. A nossa expectativa é que tudo ocorra bem e que as obras se iniciem o mais rapidamente possível” diz Leonardo.

Só este ano, entre os meses de abril e maio, 163 famílias foram desabrigadas pelas águas, que tomaram cinco bairros e deixaram cerca de 2340 pessoas ilhadas em 13 comunidades rurais. Agricultores familiares e grandes produtores acumularam prejuízos milionários. Quilômetros de estradas tiveram de ser refeitas e o município teve a condição de Estado de Emergência reconhecido pelo Governo Federal.

Ainda por conta das enchentes, entre 2008 e 2009 foram perdidos milhares de postos de trabalho na fruticultura, principal base da economia de Ipanguaçu.

O prefeito Leonardo Oliveira esteve ainda na sede da Defesa Civil Nacional, onde, acompanhado da deputada Fátima Bezerra, tratou sobre a agilização de liberações de recursos do Plano de Trabalho das Enchentes de 2011. O gestor municipal também procurou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde tratou de obras, como a da creche do bairro Presidente Lula, e sobre reformas e ampliações de escolas municipais.

NOTA


A Prefeitura de Ipanguaçu através de sua assessoria vem a público informa a todos da comunidade de Pataxó, o seu compromisso com a população.

Ontem quarta-feira (13), alguns moradores da comunidade em gesto político impulsionaram a realização da reforma de parte da parede do cemitério público de Pataxó.

De forma a permanecer a ordem no bem público os participantes foram notificados pela enbargação da obra.

1. O bem público de responsabilidade da Prefeitura de Ipanguaçu não pode ser manipulado por nem um cidadão sem autorização previa.

2. A obra do cemitério da comunidade não será só reformada como também ampliado e estruturado com condições dignas. Afirmamos que a padronização é uma adequação ao projeto original do cemitério.

3. O fato de o muro ter caído se constata que foi por falta de manutenção de do mínimo 18 anos, e que obras só podem ser realizadas através do processo licitatório legais, onde já esta ocorrendo.


4. Lamentamos o desrespeito e a falta de civilidade demonstrada por um pequeno grupo, e nos colocamos à disposição para dialogar com aqueles que realmente estejam dispostos a agir de acordo com os preceitos da cidadania.


Prefeitura de Ipanguaçu
“Governando Nossa Terra”

TJRN manda acabar a greve dos professores

Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (13), o Pleno de Desembargadores do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) julgou ilegal a greve dos professores da rede estadual de ensino e decretou o imediato retorno à sala de aula. A decisão foi tomada por unanimidade.

O relator da Ação foi o desembargador Virgílio Macedo, que apresentou o argumento para decretar a ilegalidade da greve, levando em consideração o prejuízo que os 73 dias de paralisação da categoria vêm causando aos 300 mil alunos da rede estadual de ensino.

Ele teve o voto acompanhado por todos os magistrados. O desembargador Cláudio Santos e os juízes convocados Assis Brasil e Guilherme Cortez chegaram a sugerir o acréscimo ao texto do motivo da ilegalidade, que no caso seria abusividade. No entanto, tal opção foi negada pelos demais.

Durante a sessão, o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, esclareceu que o Estado não pretende descontar os dias parados em função da exigência da reposição total dos dias pedidos. "As aulas serão repostas durante o mês de julho e todos os sábados, para que seja cumprido o calendário letivo, que prevê 200 dias de aula", explicou o procurador.

Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) ficará sujeito à multa diária de R$ 10 mil. 

A decisão do TJRN e a possibilidade de pagamento de multa não intimidaram os professores.
Hoje, a categoria realiza assembleia, em Natal, para avaliar a decisão. Mas a coordenadora-geral do Sinte, Fátima Cardoso, antecipa que a tendência é pela continuidade da greve. "Não posso adiantar o resultado da assembleia, mas a categoria já tem uma posição muito clara de continuar a paralisação e arcar com as consequências", prever.

Na avaliação de Fátima, o TJRN julgou apenas a tutela antecipada e não o mérito da questão. "Foi julgado apenas o interesse da população, que é pelo retorno das aulas", observa.

Indagada sobre o retorno ao trabalho por outras categorias, a sindicalista foi crítica: "se o governo fizer com os professores a mesma negociação fechada com as outras categorias, a gente encerra a greve ainda hoje (ontem) e retorna à sala de aula amanhã (hoje)".

RECORDE A greve dos professores chega hoje ao 74° dia, se aproximando ainda mais da marca recorde de 79 dias de paralisação, alcançados em 1999 na gestão do então governador Garibaldi Alves.
Greve da Uern também deve continuar
A outra greve que afeta a educação no Rio Grande do Norte, a dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), deve continuar.

Hoje, os professores do ensino superior realizam assembleia em Mossoró e devem decidir pela continuidade da paralisação. Motivo: falta de resposta do Governo do Estado, segundo informa o presidente da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), Flaubert Torquato.

Flaubert informa que uma nova proposta foi apresentada pela categoria ao Governo do Estado na última sexta-feira, 8, que ficou de dar uma resposta nessa semana. "Porém, até o momento, o governo se calou", relata, lamentando.

Segundo Flaubert, o reitor da Uern, Milton Marques, vai hoje a Natal em busca de uma resposta. "Mas não acredito que teremos uma resposta até a realização da assembleia amanhã (hoje) às 9 horas", observa.

Flaubert criticou a morosidade com o que o governo está tratando as negociações. "Pela lentidão, o governo não está demonstrando interesse em acabar com a greve", critica.

Jornal de Fato/MAGNOS ALVES

Acidente aéreo mata 16 pessoas em voo de Recife para Natal

Queda do avião ocorreu na capital pernambucana, no bairro de Boa Viagem, logo após decolagem do aeroportoUm acidente com um avião LET 40 da empresa Noar, que fazia a linha Recife-Natal-Mossoró, matou ontem 16 pessoas ao cair em um terreno baldio, no bairro de Boa Viagem, em Recife, poucos minutos após a decolagem do aeroporto Guararapes/Gilberto Freire. A aeronave explodiu no momento da queda e foi totalmente destruída pelo fogo. Segundo os bombeiros, 11 viaturas foram enviadas ao local, entre carros de resgate, salvamento e combate a incêndio, e a ação foi concluída em 40 minutos. Nenhum dos passageiros ou tripulantes sobreviveu. 



Piloto tentou pouso forçado em terreno baldio, mas a aeronave explodiu ao atingir o solo, ficando totalmente destruída Foto:Marcelo Soares/Esp. DP/D.A Press
O avião saiu de Recife às 6h51, com destino a Mossoró, fazendo escala em Natal. De acordo com nota oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), aos 55 segundos de vôo, o piloto Rivaldo Cardoso comunicou à torre de controle que o bimotor apresentava problemas e que iria tentar fazer um pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem. No entanto, dois minutos após o primeiro contato, o co-piloto Roberto Gonçalves disse que não chegariaà pista e que tentaria fazer o pouso na praia de Boa Viagem. A torre de controle perdeu contato com o avião e quatro minutos após a decolagem ele sumiu da tela do radar.

A aeronave explodiu após atingir o solo e o piloto, o co-piloto e os 14 passageiros morreram carbonizados. Quarenta e cinco agentes da polícia e três viaturas policiais estiveram no local, além de cinco ambulâncias, equipes de investigação de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto de Medicina Legal (IML). Por volta das 11h, todos os corpos já haviam sido retirados do local e levados para o IML. Segundo o gestor do Instituto de Criminalística de Recife, Francisco Sarmento, a identificação de todos os cadáveres poderá ser feita em 15 dias. Ele explicou que a identificação de cinco mortos será realizada pelo exame de digitais, pois não estão completamente carbonizados. Os outros serão identificados através de exames de arcada dentária ou de DNA.

No fim da tarde de ontem, a FAB divulgou uma terceira nota informando que sua equipe de investigação localizou e retirou os gravadores (caixas-pretas) de dados e de voz da aeronave. "A leitura dos dados será realizada no CENIPA, desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise", dizia a nota. O delegado Guilherme Mesquita foi designado pela Polícia Civil para investigar a culpabilidade e a responsabilidade sobre o acidente. O inquérito vai apurar se houve falha humana ou mecânica e os responsabilizados poderão ser indiciados. 

Diversas empresas e entidades divulgaram notas de pesar e solidariedade às famílias das vítimas, dentre elas o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as empresas Moura Doubex, Servicon, Supergasbras, além de diversas autoridades. A nota da presidente Dilma Rousseff dizia: "Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor".

CRONOLOGIA

O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com a aeronave de matrícula PR NOB, acidentada em Recife na manhã desta quarta-feira (13), e os contatos com o órgão de controle de tráfego aéreo:

6h51min00s - decolagem da pista 18 do aeroporto do Recife.
6h51min55s - o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.
6h53min57s - o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
6h54min18s - perda do sinal da aeronave na tela do radar.

Perfil das vítimas

André Louis Pimenta Freitas O empresário de 39 anos, natural do Ceará, era sócio-diretor da empresa Imperjet, especializada na instalação de películas automotivas. André Louis era responsável pela expansão dos negócios da empresa nas regiões Norte e Nordeste. Era casado e tinha um filho e uma filha. Ele residia em Fortaleza.

Antônia Fernanda Jales Era potiguar e vivia em Natal, onde trabalhava no Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pedagoga de 43 anos tinha vindo ao Recife para participar de uma reunião. 

Breno FariasGerente da Itambé no Nordeste

Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque Tinha 41 anos e era professor da Faculdade de Odontologia de Caruaru. Trabalhava na instituição há 10 anos. Era pernambucano e morava em Olinda. Bruno viajava para Natal, onde iria ministrar uma aula em uma faculdade. Deixou mulher e dois filhos.

Camila Marino Tinha 28 anos e trabalhava como gerente de contas na empresa Blackberry. Era casada sem filhos. Natural de São Paulo, residia no Recife.

Carla Sueli MoreiraA delegada da Receita Federal em Mossoró tinha vindo ao Recife para participar de uma reuinião. Tinha 36 anos e era paraibana. Carla se transferiu para a cidade potiguar em maio. Antes, atuava em Brasília. Era casada e deixou cinco filhos.

Débora SantosEra pernambucana e morava no Recife. A administradora de 25 anos trabalhava com processamento de dados. Era solteira e tinha uma filha de 4 anos.

Ivanildo Santos FilhoTinha 46 anos e era pastor e funcionário da Faculdade Maurício de Nassau. Ele estava indo a Natal fazer uma avaliação de rotina na unidade do RN.

Johnsson Nascimento PontesMotorista, morava em São Paulo do Potengi, no interior do RN e viajou ao Recife para providenciar a documentação necessária para uma viagem a trabalho para a Angola. Era casado e deixa 2 filhos. 

Maria da Conceição de Oliveira A engenheira de 46 anos trabalhava há um ano e meio na Marca Engenharia. A pernambucana acompanhava Marcelo Campelo, também morto no acidente, em uma visita às obras da concessionária em Natal. Era solteira.

Marcelo CampeloO engenheiro civil pernambucano de 66 anos era sócio da empresa Marca Engenharia, no Recife. Ele ia a Natal para acompanhar obras de uma concessionária de carros. Era casado, mas não tinha filhos.

Marcos Ely de Araújo SoaresO baiano de 44 anos era diretor de engenharia da construtora Moura Dubeux. Ia a Natal para participar da entrega de um empreendimento imobiliário naquela cidade. Deixou esposa e dois filhos.

Natã BragaEra pernambucano e tinha 39 anos. Trabalhava como encarregado de manutenção da Super Gás Bras. Deixou quatro filhos. Ia para Natal a trabalho. Morava em Piedade, Jaboatão.

Raul Farias Tinha 24 anos e era professor de odontologia. Atuava nas áreas de odontologia estética, prótese e cirurgia. Viajava para Natal para dar aulas. Vivia no Recife, era solteiro e não tinha filhos.

Roberto de Souza GonçalvesO co-piloto do turboélice LET/410 da No Ar tinha 55 anos de idade e 20 anos de aviação. Ele deveria estar de folga,mas foi substituir um colega. Era casado e tinha oito filhos. Roberto era pernambucano e vivia em Paulista.

Rivaldo Paurílio Cardoso O piloto do avião que caiu tinha 68 anos. Além de comandar aeronaves, ele era superintendente institucional da companhia Noar. Era pernambucano, casado e tinha três filhos. 


Fonte: Dirário de Natal/Fernanda Zauli 

Confira a Fotos das 27 candidatas ao posto de Miss Brasil 2011

 (Divulgação)
Foram divulgadas nesta quarta-feira as fotos oficias das 27 candidatas ao título de Miss Brasil 2011. As meninas, que têm entre  19 a 25 anos, aparecem nas imagens mostrando toda sua beleza em traje de banho.
O concurso será promovido apenas no dia 23 de julho, porém as beldades já estão concentradas em um hotel em São Paulo. As moças só podem sair do local para cumprirem a agenda de compromissos relacionados ao Miss Brasil, e passam a maior parte do tempo tendo palestras de autoconhecimento, aula de etiqueta, ensaios das danças, além de provas de roupas e maquiagem.
Confira as fotos aqui
Fonte: DN Online

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons