i

domingo, 25 de dezembro de 2011

Desfile marca 63 anos de Ipanguaçu

Nesta última sexta-feira (23) dia de emancipação política de Ipanguaçu a Prefeitura de Ipanguaçu promoveu o tradicional desfile temático, que vem acontecendo deste o ano de 2009, este ano teve como tema: “Dos primórdios da Literatura Infantil à Ipanguaçu: Uma homenagem à cidade que lê” com a participação das Escolas Municipais, Estaduais e de programas e projetos sociais da Prefeitura, que envolveu mais de 1.500 pessoas.



Veja todas as fotos (AQUI)

Mensagem de Natal

III Fest Leitura com o tema Leitura e Magia: Um cortejo aos contos de fadas

A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Educação promoveu na ultima quarta-feira (21) o III Fest Leitura com o tema Leitura e Magia: Um cortejo aos contos de fadas, na Praça de Eventos, com as apresentações das escolas municipais e estaduais e show de talentos.

Confira as fotos: A matéria completa sobre o evento você confere esta semana!





















Projeto experimental voltado para irrigação pode render primeira patente para núcleo do Ifrn no Vale do Açu


Uma pesquisa científica na área de economia de consumo de energia elétrica em projetos de agricultura irrigada poderá se constituir no primeiro registro de patente na instância do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ifrn, com sede na comunidade rural de Base Física, município de Ipanguaçu, região do Vale do Açu. A informação foi transmitida pelo diretor-geral da unidade acadêmica, professor Evandro Firmino de Souza. O dirigente declarou que este trabalho está sendo desenvolvido pelo professor Clayton Maciel, do setor de Informática, e um grupo de alunos/pesquisadores do campus.

O professor Evandro Firmino disse que o projeto em questão representará um sistema inovador e revolucionário que implicará numa redução expressiva no consumo de energia elétrica para quem necessita de irrigação na atividade agrícola. Ele não tem dúvida que o experimento poderá render, brevemente, a primeira patente para o campus do Ifrn local. Evandro Firmino ressaltou que este projeto é uma iniciativa que ainda não existe em lugar nenhum e que está sendo desenvolvido pelos estudantes que estão sendo orientados pelo professor Clayton Maciel. Ele apontou este trabalho como uma das principais novidades na esfera do órgão. Além disso, frisou o professor Evandro Firmino, foi confirmada a criação de dois novos cursos a partir de 2012. Endossou que, na realidade, são dois novos cursos com três categorias distintas. Ele disse que o curso de Meio Ambiente se subdividirá em três módulos: Regular, Subsequente e Tecnólogo em Agroecologia. O Regular é constituído pelo ensino médio integrado ao ensino técnico. O Subsequente será voltado para estudantes que já concluíram o segundo grau e não ingressaram no ensino superior, mas tencionam ter acesso a um curso de nível técnico. O Tecnólogo em Agroecologia que é um curso com característica de terceiro grau cujas atividades começarão já dentro da programação letiva do Ifrn de Ipanguaçu no primeiro semestre de 2012. 

Outra informação repassada pelo diretor-geral do campus do Ifrn, professor Evandro Firmino, dá conta que já foi aprovado e homologado no âmbito do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPEX, da Instituição, na capital do Estado, um curso de Especialização em Agricultura que será disponibilizado também pela célula do Instituto na região. Este curso, conforme o dirigente acadêmico, tem como foco principal beneficiar os filhos de colonos instalados em projetos de assentamento de reforma agrária do Vale do Açu e regiões próximas. Adiantou que, para a implementação do curso, a estrutura física do campus passará por algumas reformas para acolher o público-alvo.

Fonte: Rádio Princesa do Vale

... e então é Natal

Hora de relembrar a razão da data, ao mesmo tempo "aniversário" de Jesus Cristo e fundação da capital do Rio Grande do Norte.

Arquivo Nominuto

25 de dezembro, além de aniversário de Cristo, é a fundação de Natal.




A data é lembrada por muitos. 25 de dezembro. No calendário, dia de Natal - dia de festa, difícil de esquecer por conta das ceias, missas e (por que não?) da programação especial do comércio e da mídia. Mas, só para lembrar, o que vem a ser mesmo o Natal?


No dicionário, entre outros sentidos, "natal" significa dia ou local do nascimento. E como Natal - o evento - tem todo ano, por extensão, tem sentido de renascimento e renovação.

Para muitos, especialmente os católicos, Natal é o momento para lembrar que, um certo dia, um homem esteve aqui... aos mais esquecidos, digamos que Jesus Cristo é o aniversariante do dia.

Arquivo Nominuto
25 de dezembro foi convencionado como o dia de Natal pela igreja católica.


Por sinal, um fato curioso: 25 de dezembro é uma data convencionada pela igreja, pois na prática ninguém sabe ao certo o dia que Jesus nasceu, há pouco mais de 2 mil anos em pleno Oriente Médio.



Certo é que por volta do ano 336 começou-se a celebrar o Natal em moldes próximos aos atuais, inclusive com a troca de presentes, simbolizando as ofertas dos três Reis Magos.

Falando nos Reis... e Natal?

Falar no Natal e nos Reis Magos, particularmente em terras potiguares, tem um sentido especial: a fundação da cidade do Natal. Lá se vão exatamente 412 anos desde aquele 25 de dezembro de 1599: a capital potiguar tinha apenas uma povoação mínima em torno da Praça André de Albuquerque (então Rua Grande) e o Forte, dedicado aos Reis Magos - ou aos Santos Reis, que acabaram dando o nome à região (e posteriormente ao bairro) - mais de um ano antes de Natal nascer.

As tentativas de se firmar chão em solo potiguar e colonizar a regão não datam de 1598-1599. A história começa de forma mais marcante a partir da década de 1530, com as primeiras investidas dos colonizadores portugueses, inicialmente não na foz do rio Potengi, mas na foz do rio Ceará-Mirim - sem sucesso: os lusitanos foram postos para correr pelos índios potiguares (ou potiguaras, a critério), então ajudados pelos franceses que faziam comércio com os nativos e para quem a foz do rio Potengi, fora a região das lagoas de Extremoz, entre outras, também não tinham mistério. Razões estratégicas foram levantadas para intensificar a colonização portuguesa no Rio Grande do Norte - entre elas que era a região mais próxima da África (por sinal, mesma razão que faz, muitos anos depois, a Grande Natal e em especial o município de Parnamirim entrarem no mapa da II Guerra Mundial).

Arquivo Nominuto
Muita luta depois, foi erguido o Forte dos Reis Magos, um passo anterior à fundação de Natal.

Muita luta depois, foi erguido o Forte dos Reis Magos, e após foi preciso habilidade para acalmar os ânimos da indiada - à base de muita catequese movida a padres jesuítas. Em junho de 1599 indígenas e colonizadores entram em acordo, que foi meio passo para a fundação direta da cidade do Natal, a 25 de dezembro do mesmo ano, com o surgimento da Igreja Matriz (hoje Catedral Velha) na então Rua Grande.

Fundação direta, pois Natal sequer surgiu com a denominação de vila ou algo semelhante, foi de pronto como cidade - aliás, uma cidade que, segundo textos de Câmara Cascudo, tinha em 1614, 15 anos após a fundação, apenas 12 casas e cujos limites eram as atuais praças das Mães e da Santa Cruz da Bica (precisamente os limites do Centro Histórico, tombado no ano passado).

.. e Ano-Novo também

Mas, voltando às datas... e o Ano-Novo, que ocorre daqui a uma semana, outra data bastante ceelebrada? A comemoração é mais antiga. Consta que há uns 4 mil anos, na antiga Mesopotâmia, havia um evento que durava quase duas semanas, encerrando no correspondente hoje a 1º de janeiro, e que simbolizava a passagem do ano. A festa também era comum aos persas e babilônios, e foi absorvida por gregos e romanos.

Arquivo Nominuto
A virada do ano é o momento do sol voltar a crescer; é o sentido do renascimento.

Fato curioso: pelas contas destes povos, na data que corresponde hoje a 25 de dezembro o Sol se encontrava mais fraco, porém pronto para recomeçar a crescer e trazer vida para a Terra. De novo, o sentido de renascimento. É por estas e outras que hoje as festas de Natal e Ano Novo são tão próximas.


Pelo Portal: Nominuto.com

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons