i

sábado, 1 de setembro de 2012

Em Angélica, empreendedora revela: “Vivíamos no abandono. Hoje, o que tenho consegui graças ao trabalho de Leonardo”

Aos 26 anos de idade, Josiane Ramos de Azevedo é uma empreendedora. Moradora da comunidade de Angélica, na zona rural de Ipanguaçu, ela atravessou dias difíceis em um passado recente, causados pela falta de investimentos dos gestores municipais. Hoje, dona do seu próprio negócio, realizando com seu suor o sonho da casa própria, a jovem não tem dúvidas: “O que tenho não foi o prefeito Leonardo (PT) quem me deu, mas foi por causa do trabalho dele que cheguei até aqui”, diz.

Para entender a trajetória de Josiane, é preciso conhecer a realidade da comunidade de Angélica. Razoavelmente afastada do centro da cidade, a quase 20 quilômetros de distância, Angélica por muito tempo não teve nem mesmo um Posto de Saúde. Até a escola municipal que atendia às crianças da comunidade foi desativada. O cenário era de total abandono.

A virada, para a comunidade e para a empreendedora Josiane, começou com a eleição de Leonardo para a prefeitura, no ano de 2008. “Leonardo foi o prefeito que olhou para a gente. Abriu o primeiro Posto de Saúde de Angélica, o que para muitos é o que fez de mais importante aqui. Mas pra mim, mais importante foi a praça”, revela.

A praça a que se refere Josiane foi construída por Leonardo no ano de 2010, em local central. Trata-se de uma pequena estrutura para lazer e convivência. “Para quem mora na cidade, acostumado com praças grandes, essa pode não significar nada. Mas para a gente é nosso ponto de encontro, onde nos reunimos para conversar e brincar com nossos filhos”, conta.

E foi com o seu olhar apurado que Josiane percebeu o potencial que a construção da praça teria para incrementar a renda de sua família. “Foi através dessa praça que me desenvolvi, vendendo espetinhos. Aqui tiro o pão para minha família. Depois dessa praça é que consegui iniciar a construção da minha casa”, fala com emoção.

Por isso que nesta sexta-feira (31), dia em que a Caravana do Povo visitou Angélica para apresentar as propostas que Leonardo e Josimar (PSB) têm para os próximos quatro anos, Josiane fez questão de receber o prefeito e os vereadores da Coligação Aliança do Povo de forma especial. A jovem empreendedora chegou às lágrimas, motivadas pela gratidão e carinho, emocionando a todos.

Nas outras casas, os candidatos também receberam muito apoio e estímulos. Mas foi a história de vida de Josiane motivou as palavras do prefeito. “Os ipanguaçuenses precisam é de oportunidade. Nós, políticos, precisamos investir em oportunidade de renda, para que as famílias vivam dias melhores, para que tenham a sua liberdade financeira. Por isso é que qualificamos profissionalmente, em poucos anos, mais de 11% da população de Ipanguaçu. Hoje em dia, com os investimentos que realizamos, muitas famílias de Angélica já começam a iniciar esse processo de independência. E para fortalecermos ainda mais a comunidade, vamos erradicar as casas de taipa, um problema de muitos anos que lutaremos pra acabar de vez”, afirmou Leonardo.

Agenda
Neste sábado (01), Leonardo e Josimar visitam o bairro Pinheirão a partir das 16 horas.

Veja mais fotos (AQUI)


































































Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons