i

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeito de Ipanguaçu fará a leitura da mensagem anual amanhã

O prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira participa amanhã, dia 15, da abertura dos trabalhos do poder legislativo do município.

Segundo o secretário de Administração, Tales Alves Praxedes, o prefeito Leonardo Oliveira fará como todos os anos a leitura da mensagem anual “a nossa administração a cada dia toma um novo rumo, temos muito que informar de bom e que só vai acelerar todo processo administrativo” disse o secretário.

A primeira sessão da câmara de vereadores acontece na sede do poder legislativo as 20hs da noite, e deverá contar com a participação dos secretários que compõe o poder executivo.

Professor da rede municipal de Ipanguaçu recebe destaque no Portal do MEC

Em meio à zona rural do sertão potiguar, no município de Ipanguaçu, há cerca de 210 km de Natal, uma escola da rede municipal tem chamado a atenção de instituições de todo o Brasil. O motivo? É que desde o ano de 2010, a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada no Assentamento Tabuleiro Alto, já conquistou 04 prêmios nacionais. À frente de todos os projetos premiados, o jovem professor André Magri Ribeiro de Melo, de apenas 20 anos de idade. A façanha foi destacada em matéria publicada nesta terça-feira (14) no portal do Ministério da Educação (MEC).

O texto, de autoria da jornalista Fátima Schenini, destaca que a primeira iniciativa premiada de André foi o projeto “Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo”. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação, edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, foi a vez do projeto “Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista” proporcionar à escola o primeiro lugar na mesma premiação. O mesmo projeto também foi vencedor do Selo Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita (2011), da Editora Abril.

A matéria aponta ainda o uso de meios alternativos de ensino utilizados na escola, tais como músicas, filmes e desenhos animados. “Se o aluno sentir prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André, ressaltando ainda que em todos os projetos que desenvolve conta sempre com a parceria dos professores de língua inglesa e ensino da arte.

Os projetos do professor André Magri para o ano de 2012, revela o texto, incluem uma grande viagem pela história da literatura brasileira, com o projeto “De Caminha a Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira”. “Os alunos serão apresentados aos diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a palavra”, revela o professor.

De acordo com André Magri, o apoio integral da Prefeitura de Ipanguaçu tem sido essencial para o desenvolvimento de seus premiados projetos. “A prefeitura não tem medido esforços, não só dando todo o apoio necessário para que os trabalhos sejam realizados, mas também valorizando e estimulando constantemente professores, alunos e a comunidade escolar” disse o professor.

Para ler a matéria no Portal do MEC acesse: http://migre.me/7VkRA

Com atrações ecléticas, Carnaval de Ipanguaçu promete conquistar o folião do município

Dando prosseguimento ao resgate no município de uma antiga e divertida tradição, a Prefeitura de Ipanguaçu oficializará a abertura do Carnaval 2012 no próximo dia 18 de fevereiro. Com grande diversidade de atrações, a festa de Momo será realizada no Complexo Turístico do Porto, durante o dia, e a Praça de Eventos José Medeiros, no centro, à noite.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Neto, a abertura do Carnaval será na final do 2º Campeonato de Futsal dos Blocos, que se inicia às 19h30 no Ginásio Municipal José Araújo Filho. Após os jogos, uma banda de frevo conduzirá o público até a Praça de Eventos José Medeiros, onde a banda Samba 7 se apresenta. “É o resgate de uma tradição da qual a população sentia falta. Este é o terceiro ano que investimos na festa, dedicada especialmente ao povo de Ipanguaçu, e esperamos reunir um grande público”, fala o secretário.

As festividades prosseguem até o dia 21 de fevereiro, totalizando quatro dias de animação. As atrações musicais (ver programação abaixo) são bastante ecléticas e prometem agradar a todos os gostos.

A expectativa da prefeitura de Ipanguaçu é que mais de 8 mil pessoas participem das comemorações do Carnaval deste ano.


PROGRAMAÇÃO – ATRAÇÕES

Complexo Turístico do Porto – A partir das 12hs
19/02 – (domingo): Discoteca A FAVORITA e Deixe Cum Nós Elétrico
20/02 – (segunda): Discoteca A FAVORITA e Almir dos Teclados
21/02 – (terça): Discoteca A FAVORITA e OS PIRA

Praça de Eventos José Medeiros – A partir das 22hs
18/02 – (sábado): Discoteca AMERICAN DANCE e Samba 7
20/02 – (domingo): Discoteca AMERICAN DANCE e Almir dos Teclados
21/02 – (segunda): Discoteca AMERICAN DANCE e Tradição Elétrico
22/02 – (terça): Discoteca AMERICAN DANCE e Arte do Samba

Prefeitura de Ipanguaçu dá inicio à 16ª Jornada Pedagógica, discutindo a relação de responsabilidades mútuas entre as famílias e a escola



Discutir as responsabilidades pertinentes à família e à escola, estabelecendo uma linha clara entre os papéis de cada uma na formação científica e cidadã dos alunos. Este é o objetivo da 16ª Jornada Pedagógica de Ipanguaçu, iniciada nesta segunda-feira (13) pela prefeitura do município no auditório do IFRN local. Prestigiaram a abertura, além do prefeito Leonardo Oliveira e da vice-prefeita Vera Lúcia, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do RN (SINTE/RN) Maria de Fátima Oliveira Cardoso, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanguaçu (SINDISEPI) Serjane Araújo, a professora Edilza Maria representando o campus e os diretores e professores das escolas estaduais e municipais.

Mais de 270 profissionais da área da educação estiveram presentes, como também coordenadores e monitores dos projetos Ação Criança, Pró Jovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Uma das inovações desta edição do evento é a participação dos pais dos alunos em algumas de suas discussões. Para o prefeito Leonardo Oliveira, isso é fundamental, pois o processo educativo deve ser realizado em parceria entre as famílias e as escolas. “Cada um deve ser sua parcela no ensino de seu filho. O ensino será realmente de qualidade quando tivermos escola e comunidade seguindo lado a lado, em uma relação mútua. Em nossa atual conjuntura social, a sociedade tem atribuído responsabilidades à instituição escolar que antes não faziam parte desse escopo, e isso deve ser encarado com bom senso, reflexão e criticidade positiva dos membros da escola”, afirma o prefeito.

Os trabalhos se iniciaram com a leitura de um cordel de autoria do pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil José Francisco do Nascimento. Em seu texto, denominado “Na Escola o Matuto Vira Doutor”, o autor fala sobre a importância do estudo para crianças, jovens, adultos e idosos. Abrindo a programação de palestras, a pedagoga e Especialista em Educação Luciana Medeiros da Cunha abordou o tema central do evento: “Cuidar e Educar: Uma relação de responsabilidades mútuas entre a família e a escola”. No segundo momento, ocorreu a palestra “Planejamento e suas múltiplas faces”, proferida pela coordenadora do SINTE/RN, a pedagoga Maria de Fátima Oliveira Cardoso.

Para a professora de português Angelina Luíza, o primeiro dia de Jornada Pedagógica foi muito valioso. “As duas palestras foram bastante proveitosas, pois abordaram temas abrangentes no fazer pedagógico. Creio que essa semana será muito produtiva e que os conhecimentos nela construídos nos respaldarão educacionalmente, melhorando as nossas práticas em sala de aula”, aponta.

Nesta terça-feira (14) se inicia o fórum de apresentação da Cartilha de Avaliação do Desempenho do Docente. No dia 15, na Escola Municipal Francisco Soares da Costa, na comunidade de Pedrinhas, será deflagrado o ciclo de Ateliês Pedagógicos.

A jornada será encerrada nos dias 16 e 17, quando as instituições escolares realizarão em cada uma das escolas municipais a produção do Projeto Político Pedagógico – PPP; a elaboração do Regimento Interno Escolar e a composição do Planejamento Anual Docente, que deverão ser entregues à Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu até o dia 27 de fevereiro.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons