i

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Audiência Pública sobre Esporte e Cidadania acontece nesta sexta-feira

A Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com a Comissão municipal Pró-selo UNICEF, promove nesta sexta-feira (04) a I Audiência Pública sobre Esporte e Cidadania. A audiência, solicitada pela vereadora Talita Cosme, é aberta à toda população e ocorre às 19hs, na sede do Poder Legislativo.

Segundo o articulador da Comissão Pró-Selo, Luiz Antônio Tavares, a proposta da audiência é mapear a situação das práticas esportivas nas cidades, verificando, por exemplo, os investimentos feitos pelos órgãos públicos nessa área; os recursos disponíveis e as parcerias existentes. “Essa ação busca promover o diálogo da sociedade com o poder público para avaliar quais investimentos têm sido realizados pela administração municipal para a promoção e fortalecimento do esporte, bem como o que ainda pode ser feito para atender às crianças e adolescentes da cidade”, afirma.

Em Ipanguaçu, Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra gripe

Neste sábado (05), a Prefeitura de Ipanguaçu realiza o Dia D da vacinação contra a gripe no município. A dose é gratuita e trivalente, ou seja, além de combater dois tipos sazonais de gripe, também previne contra a mortal H1N1, popularmente conhecida como “gripe suína”. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação coordenada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira, Gisele Medeiros, do Programa Saúde da Família, o público alvo da imunização engloba crianças com idade entre 6 meses e 2 anos; gestantes; profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos de idade. A vacinação se estende até o próximo dia 25 de maio e, segundo a secretaria municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, a expectativa é imunizar mais de 80% da população que se enquadre no perfil indicado, aproximadamente 2 mil pessoas.

“Neste sábado, o Centro Municipal de Saúde Tibúrcio Freire vai funcionar das 7h às 17h. As mães das crianças de 6 meses a menos de 2 anos devem trazer as carteiras de vacinação, para que sejam atualizadas. Os Profissionais de saúde irão verificar possíveis pendências de outras vacinas e aplicá-las se necessários. Não deixem de participar, pois o melhor remédio contra qualquer doença é sempre a prevenção”, afirma a secretária Sumaira.

Em Arapuá, prefeito de Ipanguaçu se reúne para buscar solução para o abastecimento de água

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, reuniu-se na noite desta quarta-feira (02) com moradores da comunidade de Arapuá. O objetivo do encontro foi discutir uma solução para a normalização do abastecimento de água da comunidade. Os poços que atendiam a comunidade não possuem mais água potável.

O prefeito Leonardo Oliveira informou que o problema não ocorre apenas em Arapuá e assegurou que a prefeitura tem tentado resolver o desabastecimento de água também em outras comunidades. “O desabastecimento de água é um problema histórico em Ipanguaçu. Não é uma tarefa fácil de resolver, porque esbarramos em burocracias, mas estamos fazendo o possível para que resolvamos isso o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.

Na comunidade de Arapuá, onde o problema é bastante grave, a Prefeitura já perfurou poços, mas, após análises, constatou-se que a água também era imprópria para o consumo humano. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Nesta sexta-feira, irei à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para que eles possam contribuir para uma solução. O que não pode é a comunidade ser penalizada com esse problema. Levarei a eles a proposta para a perfuração de um poço na cidade e que essa água seja encanada até Arapuá”, disse Leonardo Oliveira.


Canal do Pataxó

Na pauta da reunião na Semarh, o prefeito Leonardo Oliveira vai tratar sobre o processo para a reforma do Canal do Pataxó, duto que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio homônimo. A estrutura encontra-se danificada em diversos pontos há mais de um ano, desperdiçando o precioso líquido e penalizando os agricultores da região. "A Senarh já conseguiu consertar a válvula que aumenta a saída da água. Mas, como a estrutura tem muitos buracos e há muitos desvios irregulares de água, o Rio Pataxó continua secando e a falta d’água ainda é um problema, especialmente para os agricultores de nossa cidade", explica o prefeito.

Imóvel rural foi visitado e pode ser aproveitado para programa de reforma agrária em Ipanguaçu

Uma área rural situada nas proximidades da localidade de Nova Descoberta, município de Ipanguaçu, pode fazer parte do rol de imóveis rurais do Estado habilitados a participar do Programa Nacional de Crédito Fundiário, PNCF, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A propriedade, orçada em 480 mil reais, foi vistoriada a poucos dias por uma equipe técnica do PNCF, constituída por representantes da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária. Segundo a informação, prestada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, ‘João das Peças’, as perspectivas quanto ao aproveitamento do terreno são as melhores possíveis. O representante sindical rural disse que o imóvel deverá abrigar um total de 16 famílias de trabalhadores rurais sem-terra do município.

O representante sindical declarou que torcia para que a compra da propriedade rural desse certo para que as famílias de agricultores familiares se instalem e possam começar a plantar e produzir. Mesmo sem exibir dados, ‘João das Peças’ informou que Ipanguaçu é o segundo município do Rio Grande do Norte que mais negocia imóveis rurais por intermédio do PNCF. Só é superado pela cidade de Caraúbas, no Oeste potiguar. Ele ressaltou que o programa é voltado para as famílias rurais que querem trabalhar na Agricultura Familiar.

O presidente do sindicato operário contou que a equipe técnica vistoriou o imóvel desejado no dia 18 de abril último, em companhia de técnicos da cooperativa Conceito, que presta assessoramento na instância do PNCF em Ipanguaçu. O dirigente sindical disse que, agora, é esperar pela tramitação do processo até que haja a concretização do negócio e a área seja considerada disponível para o alojamento das 16 famílias rurais já identificadas e cadastradas pela Seara e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. ‘João das Peças’ acredita que o processo poderá transcorrer rapidamente. Ele crê que até o fim do mês a compra da terra esteja definida. O sindicalista rural relatou que, pós instalarem-se na propriedade, as famílias terão uma carência de três anos para começar a liquidar o financiamento do PNCF. O prazo total do crédito institucional é de 17 anos.

Rádio Princesa do Vale 

Olimpíadas de Língua portuguesa será aberta amanhã

Está marcado pára está sexta-feira (04) no teatro municipal às 9hs a abertura das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A olimpíada desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Oscar Niemeyer é internado


O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, está internado nesta quinta-feira (2), no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo as primeiras informações, o estado de saúde não é grave.
Em abril de 2011, o arquiteto passou 12 dias internado também no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.Share on twitterMore Sharing Services

Fábio Faria: ” O governo coloca as questões políticas acima dos interesses do RN”


O deputado federal Fábio Faria(PSD) em entrevista ao Jornal Diário de Natal declarou que as críticas a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) se devem a falta de planejamento  nas áreas da saúde, educação e segurança.
“A população não aceita mais dizer que os problemas são da gestão passada. Estamos com quase um ano e meio de gestão atual e nada foi solucionado. O problema é que as questões políticas são colocadas acima dos interesses da administração”, alfinetou o deputado.
Fábio ainda declarou que todas as decisões no governo são tomadas pelo marido de Rosalba e que essa evidência ficou clara quando foram reveladas as articulações envolvendo a indicação da vaga no Tribunal de Contas do Estado(TCE).
“Primeiro iam usar numa manobra política Mossoró. Agora parece que já querem usá-la para conveniências em São Gonçalo do Amarante. Sempre a política em primeiro lugar”, criticou Fábio.
Robson Pires

Exoneração de Domício Arruda é publicada no Diário Oficial

Ex-secretário pediu demissão da Sesap após matéria veiculada na terça-feira (1º) no Jornal Nacional, na Rede Globo.
domício-arrudaA exoneração de Domício Arruda foi publicada na edição desta quinta-feira (03) do Diário Oficial do Rio Grande do Norte (Dorn). Arruda pediu demissão, após a negativa repercussão de sua recusa em falar com a Rede Globo sobre os problemas dos hospitais públicos de Natal.

O ex-secretário de saúde pediu exoneração a Governadora Rosalba Ciarlini na quarta-feira (02), que aceitou o pedido. A secretária-adjunta da Sesap, Dorinha Burlamaqui, responderá pela Secretaria até a nomeação do novo titular.


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons