i

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Secretaria de Educação de Ipanguaçu promoverá formação para professores sobre leitura e literatura

Com o tema “Leitura e Literatura: na vida e na escola” o município de Ipanguaçu promoverá durante está semana o Iº Seminário Ler faz Crescer, que objetiva auxiliar de forma efetiva a formação dos educadores, a fim de estimular a reflexões em torno do fazer pedagógico a partir da visitação às principais pesquisas do meio acadêmico contemporâneo em torno da leitura e da literatura. 


Segundo o coordenador técnico do Seminário, o professor André Magri, o seminário é construído a partir da premissa do linguista Mikhail Bakhtin, iconizado no meio dos estudos da linguagem: é na interação que as atividades linguísticas têm seu espaço. Dessa forma, o seminário será marcado por "conversas" entre renomados pesquisadores das áreas de leitura e literatura e da comunidade docente. “Acreditamos que é a construção de mudanças positivas e de real ressignificação das realidades, inevitavelmente, pela formação dos profissionais da educação. Com isso a Secretaria de Educação espera a participação de educadores que possam implementar suas práticas docentes de forma a dar à leitura literária o espaço que lhe é de direito: na vida e na escola” disse. 

André destaca que o seminário trata-se não de um evento, mas de um encontro de formação docente em práticas de leitura e literatura para espaços escolares e não-escolares, de forma que possa fazer todo o sentido, levando aos participantes a reflexão em torno do poder transcendente do ato de ler e da artes da palavra. 

É esperada a participação de 200 educadores e educadoras da rede municipal de ensino de Ipanguaçu, com participação maciça de professores, coordenadores pedagógicos, voluntários do Programa Mais Educação, dirigentes escolares, entre outros. 

A programação ocorrerá durante os dias 08, 09 e 10 de outubro de 2013, por ocasião da Semana Nacional do Livro e da Leitura. A programação ainda contará com os atos de leitura literária, que serão protagonizados por nossos alunos da rede municipal de ensino, sempre aludindo a determinando gênero do discurso ou escritor previamente visto e estudado nas escolas. 

Os pesquisadores convidados são o professor da Ufersa - Alan Eugênio Dantas, a coordenadora do Proletras/Uern/Assú - Cássia de Fátima Matos Santos, a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação - Claudia Sueli Rodrigues Santos, professora adjunta da UERN - Lilian de Oliveira Rodrigues, a pesquisadora Marlúcia Barros Lopes Cabral  e a professora do IFRN - Priscila Aliança. Além de autoridades da literatura, a exemplo dos cordelistas Crispiniano Neto e Antonio Francisco, que encerrarão o Seminário Ler faz Crescer no dia 09, sobre a literatura de cordel como forma de resistência popular. 

A abertura acontece nesta terça-feira (08) às 19h na Câmara de Vereadores com a solenidade oficial.

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira participa da abertura do Expresso Judiciário na Comarca do município




O prefeito Leonardo Oliveira participou na manhã de hoje (07) na sede da Comarca de Ipanguaçu da solenidade de abertura do Expresso Judiciário, que objetiva desenvolver ações nas secretarias judiciárias a fim de dar maior agilidade nos processos que necessitam de diligências. Durante a abertura ainda foi apresentado o projeto "Conheça seu direito", uma campanha de reconhecimento de paternidade.   

O projeto do judiciário foi aberto com a apresentação de alunos da escola municipal de Itajá e da Banda Filarmônica Elizaldo Rodrigues dos Santos. 

O gestor municipal disse que o Expresso marca a passagem com um propósito que marca de competência e compromisso que tem sido a justiça, “sejam as minhas primeiras palavras para parabenizar a iniciativa da justiça com o projeto Expresso Judiciário. Sabemos da necessidade de funcionários e do acúmulo de processos abrigados na justiça de todo o país. Porém, esta iniciativa constitui um desejo e uma vontade política de ver uma sequência e mais agilidade na resolução desses processos, que representam trabalho e marca produtiva na ação jurisdicional”, disse o prefeito Leonardo Oliveira, desejando um ótimo trabalho a todos os envolvidos.


Esteve presente, o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o juiz Aderson Silvino; o coordenador geral do expresso, Fábio Filgueira; a desembargadora e coordenadora de Ações e programas sócio-ambientais, Maria Zeneide Bezerra; Fátima Maria Costa Soares, presidente da COPEGAM; as juízas substitutas da Comarca de Ipanguaçu, Suzana Paula Dantas e Maria Nivalda Neco; a Promotora de Justiça da Comarca na cidade, Kaline Cristina Dantas Almeida; Ivanaldo Paulo Salustino, OAB/Assú e o Prefeito de Itajá Licélio Guimarães. Além de Secretários municipais e os vereadores Silvano Lopes e Marluce Araujo. 

Veja mais fotos (aqui).

Rosalba não recorre de condenação por conduta vedada e deve ficar inelegível


Rosalba deputadosDo Jornal de Hoje - Uma eventual tentativa de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pode estar comprometida não apenas pelo alto índice de desaprovação do Governo dela ou pelos seguidos anúncios de perda de apoio político. A Justiça Eleitoral poderá representar mais um obstáculo. Talvez o maior de todos, confirmando que a gestora está fora da disputa eleitoral de 2014.
Isso porque Rosalba Ciarlini está inelegível depois de utilizar máquina pública estadual em prol da candidata apoiada por ela a Prefeitura de Mossoró, Cláudia Regina. A prefeita foi cassada, afastada e recorreu da decisão na 34ª zona eleitoral, como forma de evitar que a sentença se confirmasse. O mesmo, no entanto, não aconteceu com a governadora. Até o momento, segundo a 34ª zona, não se tem notícia de recurso da defesa de Rosalba Ciarlini, o que poderá significar a condição de trânsito em julgado dessa decisão para a gestora estadual e sua inelegibilidade por oito anos.
Segundo o advogado Marcos Araújo, autor da representação por conduta vedada, o prazo para recurso já expirou. Cláudia Regina recorreu da decisão e ainda entrou com uma medida cautelar a ser analisada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que possa voltar para a Prefeitura de Mossoró antes mesmo do julgamento do mérito. A previsão é que o pedido seja julgado na Corte nesta terça-feira. O relator é o juiz federal Eduardo Guimarães.
Contudo, o que surpreendeu mesmo não foi isso, que já era esperado, e sim o fato de Rosalba Ciarlini não ter recorrido. E se o fez, o recurso ainda não chegou. “O recurso de Rosalba teve atraso. Pelo que vi no sistema eletrônico, não houve recurso e se tiver sido isso mesmo, ela perdeu o prazo”, analisou Marcos Araújo, que elaborou a representação por ser o advogado da coligação encabeçada pela deputada Larissa Rosado, do PSB, que perdeu para Cláudia Regina no pleito de 2012.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons