i

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu promove 2º Semana Municipal do Livro Infantil



Uma algaroba, livros que caem dos galhos e crianças em volta. Este foi o espaço escolhido para o inicio das atividades da II Semana Municipal do Livro Infantil, cujo tema traz neste ano, "Leituras da Infância: brincadeira, imaginário e palavra popular". A programação segue até dia 30 desta semana busca fomentar a política de incentivo ao livro, à leitura e à literatura na cidade junto aos alunos de toda a rede municipal.

As convidadas para este momentos foram às professoras Drª. Claudia Andrade/UFF e Profª. Ms. Patrícia Freixo/UERJ, que reunirão crianças e adolescentes em baixo da árvore ao lado da Escola municipal Professor Antônio Leandro de Lima Júnior, na comunidade de Luzeiro. Alunos de cinco escolas integraram a ciranda das palavras popular com a contação de histórias e dramatização. 

As professoras disseram está encantada com os incentivos praticados nas escolas. Para elas é necessário estimular a leituras de diferentes formas, incluindo em baixo de uma arvore, “os livros devem está à disposição dos alunos, sair dos armários trancafiados”, conta as docentes que doaram livros infanto-juvenil as escolas municipais, fruto de doações de outras crianças do estado Rio de Janeiro. 

Durante a tarde nesta segunda, o encontro continua na E.M Nelson Borges Montenegro, comunidade quilombola de Picada, na promoção o tema: Memória, História e Literatura Negra. No fim da tarde de hoje uma carreata Literária “Literatura para o povo” acontecerá em direção ao município vizinho de Assú. 


Logo a noite ocorre abertura oficial da II Semana Municipal do Livro Infantil realizada no espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas, na qual contará com a presença do prefeito interino, Geraldo Paulino, a secretária de Educação Jeane Dantas, diretores e professores da rede municipal. Na programação contará com a exibição do filme “Uma professora maluquinha”, baseado na obra infantojuvenil homônima de Ziraldo, sendo concluindo com o debate pedagógico com professores e supervisores da rede de ensino municipal. 

Até o dia 30 serão desenvolvidos atividades de literatura nos bairros e comunidades, oficinas pedagógicas com professores, e roda das letras, contação de histórias e minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”.

Programação 
29/04 – Terça-feira:
8h – 10h30: Literatura que encanta em cada canto 
Atividades de mediação literária casa à casa nas seguintes comunidades/bairros: Nova Descoberta;  Tabuleiro Alto;  Língua de Vaca;  Arapuá;  Ilha Grande;  Japiaçu; Picada;  Pedrinhas; Luzeiro;  Pataxó; e centro comercial e econômico da cidade. 
14h – 17h: Oficinas pedagógicas em Leitura Literária e Educação na II Jornada Paulo 
Freire do Vale do Açu (UERN/Campus Assu) 

30/04 – Quarta-feira: 
8h – Roda das Letras (DaluzinhaAvlis e Djairo Alves) 
Contação de histórias 
Local: Caraibeira
Escolas convidadas: Nova Descoberta, Tabuleiro Alto, Língua de Vaca, Arapuá, Ilha 
Grande e Ovídio Montenegro. 
14h – 17h: Minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”. 
Local: Câmara Municipal de Ipanguaçu

Confira as fotos, aqui.

































































Um comentário:

Unknown disse...

Bonito trabalho!!! É disso que as crianças do nosso País estão precisando: EDUCAÇÃO!!!! Conheço a professora Partricia do Rio de Janeiro e sei do amor e dedicação pelas crianças e pela Educação! Parabéns a todos! Yvanize

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons