i

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Esteja atento as datas do calendário eleitoral no primeiro semestre deste ano

2012 é ano de eleições municipais no Brasil. Os mais de 136 milhões de eleitores devem ir às urnas, no dia 7 de outubro (em primeiro turno), para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos mais de 5,5 mil municípios do país. O Tribunal Superior Eleitoral já aprovou o Calendário Eleitoral que vai nortear o pleito.

A partir do dia 7 de abril, todos os programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização, poderão ter suas fases de especificação e de desenvolvimento acompanhadas por técnicos indicados pelos partidos políticos, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público.

10 de abril marca o início do prazo a partir do qual fica vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

Já no dia 9 de maio termina o prazo para o eleitor requerer sua inscrição eleitoral ou pedir transferência de domicílio. 9 de maio também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral, e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.
De 10 a 30 de junho acontecem as convenções partidárias para escolha dos candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Do Panorama Político

Cantora Whitney Houston morre aos 48 anos


A cantora e atriz norte-americana Whitney Houston morreu neste sábado (11), aos 48 anos, segundo informações da agência de notícias Associated Press. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills. Não havia sinais aparentes de crime ou violência, declarou um porta-voz da polícia a jornalistas diante do hotel. Segundo Kirsten Foster, assessor da estrela, a causa da morte permanece desconhecida e está sendo investigada.

Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta.

Uma fonte do site de celebridades TMZ.com disse à publicação que a cantora estava na banheira, quando seu corpo foi encontrado pelos paramédicos.

A notícia da morte de Whitney Houston surge na véspera da maior premiação da música mundial, o Grammy, que será realizado neste domingo (12), em Beverly Hills. Um de seus mentores de longa data, o produtor Clive Davis, chegou a afirmar que ela estaria presente à festa e, inclusive, deveria cantar.

Celebrada como “a garota de ouro” da indústria fonográfica entre as décadas de 80 e 90, a carreira de Houston andava ofuscada por problemas com drogas, bebida e violência doméstica.

No final de 2009 e início de 2010, após anos de luta contra a dependência química, ela ensaiou uma fracassada volta aos palcos. Na parte inicial de sua turnê britânica, parecia sofrer com falta de ar quando cantava. Em Paris, chegou a ser hospitalizada com uma infecção respiratória e adiou várias apresentações. Na Austrália, sua passagem foi vaiada por fãs e critica pela imprensa especializada.

Whitney Houston chegou a vender 55 milhões de discos, só nos Estados Unidos. O sucesso a levou da música para o cinema, atuando em filmes como “O Guarda-Costas”, com Kevin Costner, e “Falando de Amor”, dirigido por Forest Whitaker.

Do UOL

Acordo ortográfico passa a ser obrigatório no próximo ano

O mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2010 e em discussão bem antes disso, passará a ser obrigatório a partir do ano que vem. As duas normas ortográficas, a anterior e a atual, podem ser usadas e aceitas como corretas até dezembro de 2012.

No próximo janeiro, escreverá errado quem colocar no papel paravas como “idéia”, “freqüente”, “infra-estrutura” e “vôo”. Todas mudaram a grafia por causa do novo acordo, cada uma por regras específicas. Agora se escreve “ideia”, “frequente”, “infraestrutura” e “voo”.

Na televisão, nos artigos e reportagens dos jornais da cidade, nas placas de sinalização, em grande parte dos letreiros de prédios públicos e particulares. As mudanças já são vistas no dia-a-dia dos potiguares e brasileiros de maneira geral. Porém, o grande desafio é fazer com que o acordo “pegue” na população, como se diz popularmente.

Julgamento do caso Eloá começa nesta segunda-feira (13)


Começa nesta segunda-feira (13) o julgamento sobre a morte da jovem Eloá Pimentel, mantida refém por cerca de cem horas por seu ex-namorado Lindemberg Alves, 25, e morta ao final do cárcere. O caso ocorreu em um conjunto habitacional na periferia de Santo André, na Grande São Paulo, no dia 13 de outubro de 2008 e foi transmitido ao vivo pela imprensa durante dias seguidos.

Lindemberg passará por um júri popular e a previsão é que o julgamento, conduzido pela juíza Milena Dias, dure de três a quatro dias. O réu é acusado de cometer 12 crimes, entre eles homicídio duplamente qualificado por motivo torpe, tentativa de homicídio (contra a amiga de Eloá, Nayara Rodrigues – que também foi feita refém e levou um tiro no rosto – e contra o sargento Atos Valeriano, que participou da ação), cárcere privado e disparos de arma de fogo. Lindemberg está preso desde 2008. Ao todo, serão ouvidas 19 testemunhas, sendo cinco de acusação e 14 de defesa.

Ex-prefeito de Ipanguaçu é investigado por conceder ilegalmente benefícios do Fundef

O ex-prefeito da cidade de Ipanguaçu, José de Deus Barbosa Filho, está sendo investigado por conceder ilegalmente benefícios que seriam exclusivos dos professores, recursos provindos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental.
O inquérito civil público foi instaurado pelo promotor Mac Lennon Lira dos Santos Leite. Ele identificou 16 pessoas que supostamente teriam recebido a gratificação do Fundef. No entanto, esses profissionais nunca foram professor, alguns são vigia, auxiliar de serviços gerais, telefonista, dentre outras.

Caso a investigação confirme as denúncias o ex-prefeito responderá por improbidade administrativa.
Por Anna Ruth/Panorama Político/Tribuan do Norte

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons